CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PARÁ E DEFESA CIVIL FINALIZAM Iº WORKSHOP COM GRANDES RESULTADOS
Publicado: 6 de novembro de 2019 - Hora: 12:23

5. CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PARÁ...

Objetivos: Na manhã desta terça-feira (05), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) finalizaram o lº Workshop de proteção para os municípios paraenses, que teve como tema “Os municípios como protagonistas nas ações de Defesa Civil”. O evento foi dividido em 2 dias (4 e 5 de novembro), no Centro de Convenções da Amazônia (Hangar). O objetivo foi capacitar, integrar e fortalecer as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec) e seus profissionais dos municípios paraenses.

Programação: O Workshop contou com a participação de 62 municípios inscritos e um total de 194 participantes. Profissionais da VALE, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) estiveram palestrando na programação que iniciou às 8h00 e terminou às 13h00. Durante os dois dias do evento, órgãos como a Secretaria de Estado de Transportes – SETRANS, Companhia de Habitação do Estado do Pará – COHAB e Caixa Econômica Federal montaram seus estandes que foram bastante procurados. Os representantes esclareceram dúvidas a cada pessoa que os procuravam, explanando os serviços sociais que cada instituição oferece.
A programação do 2º DIA começou com a palestra “Os Municípios como Protagonistas nas Ações de Defesa Civil” realizado pela CEDEC-PA, sendo seguida pela palestra sobre “Tecnologia de Segurança de Barragens” realizada pela empresa VALE.

Após um intervalo, Michel Cruz, do CENSIPAM, ministrou sobre o Uso da Plataforma Sipam Hidro no monitoramento de eventos hidrometeorológico. “A nossa participação foi excelente! É muito legal ter essa comunicação entre os órgãos pela Defesa Civil do Estado para com os municípios, que são tão afetados pelas enchentes dos rios em época de chuva. Nossa ferramenta informa a esses órgãos os níveis dos rios, volume de chuvas, escalas atmosféricas, para que os mesmos possam fazer os planejamentos e ações para medir os impactos; além dos nossos dados de focos de calor, ferramenta que é utilizada junto ao Corpo de Bombeiros em casos de Incêndios florestais.” disse. Destaca ainda que esses dados estão disponíveis gratuitamente na internet. “O público pode verificar os dados. A gente vê o retorno dos profissionais que estão participando do evento, fazendo perguntas, como temos acesso a essas informações, entre outros. Estamos sempre de portas abertas para termos essa comunicação com os órgãos, para que possamos trocar informações.” continuou.

Resultados: O Coronel Jaime Benjó, Coordenador Adjunto da Defesa Civil do Estado, enfatizou a importância desse evento para os profissionais oriundos dos municípios participantes, celebrando o grande sucesso da programação e seus resultados, que contribuíram para a democratização do conhecimento acerca de estudos e serviços da proteção social. “Nos reunimos e planejamos um evento visando o sistema da Defesa Civil de todo o Estado. A integração está ligada a um diagrama que existe nos manuais da Defesa Civil Nacional com várias engrenagens. Uma delas, é essa interação entre as instituições, socializar o conhecimento, uniformizar a capacitação e fortalecer o sistema de Defesa Civil. Foi uma programação multidisciplinar, onde tivemos a presença de representantes, como o Capitão Aquino, que esteve atuando na operação de Brumadinho, onde teve uma grande dificuldade de fazer uma gestão de desastre complexa; também tivemos representantes da VALE, entre outros órgãos. Todos os agentes das 61 Coordenadorias municipais do Estado vão sair daqui com muitas informações e com o sistema de Defesa Civil do Estado mais fortalecido.”

Leia a matéria do 1º dia na íntegra clicando AQUI

TEXTO: Igor Luz