Projeto Bombeiros da Vida

3. Projeto Bombeiros da Vida

O Projeto Bombeiros da Vida (PBV), foi implantado no ano de 2002 por meio de uma parceria entre a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCM) e o Corpo de Bombeiros do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Idealizado pelo Ministério da Saúde, o projeto, vem sendo abraçado por diversos estados em todo território nacional com a finalidade de diminuir a mortalidade infantil no Brasil, através da oferta do leite materno. O PBV tem como objetivos principais o incentivo ao aleitamento materno exclusivo (AME) até o sexto mês de vida e a doação do leite humano ordenhado. Dentre as atividades desenvolvidas pela equipe, destacam-se: a sensibilização de gestantes e puérperas, quanto a importância da amamentação; a doação do excedente de leite produzido; o cadastramento de doadoras; a divulgação do projeto mediante palestras educativas de aleitamento materno e a visita domiciliar para fazer a coleta externa.

Atualmente, 60% de todo volume de leite arrecadado pela FSCM é proveniente da coleta domiciliar, as quais são realizadas por rotas programadas semanalmente, onde o efetivo percorre toda região metropolitana de Belém, correspondendo a cerca de 450 visitas residências por mês. Todo leite coletado é destinado aos bebês internados na UT-INeonatal da Santa Casa.
O cadastro de novas doadoras pode ser feito pelos seguintes contatos: Fixo: 4009-2212; 4009-0375; 4009-2312
Celular/whatsapp: 98899-6326
Sites: www.bombeiros.pa.gov.br