Estrutura Hierárquica

3. Estrutura Hierárquica

A estrutura hierárquica define como as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.

Coronel: O mais alto posto de Oficial Superior, tradicionalmente exerce função de Diretor.

Tenente-coronel: Oficial superior que exerce diversas funções, dentre elas, destaca-se a de Comandante de Grupamento Bombeiro Militar,

Major: Dos Postos de oficiais superiores ele tem a menor classificação, exercem diversas funções, dentre elas destaca-se a de Subcomandante de Grupamento Bombeiro Militar.

Capitão: Oficial intermediário na Hierarquia militar do Brasil, logo acima de Tenente e abaixo de Major

Tenente: Oficial subalterno na hierarquia militar.

Aspirante: É o posto nas polícias e corpos de bombeiros militares estaduais brasileiros, ocupados por militares formados recentemente nos Cursos de Formação de Oficiais (CFO) ficando nesta patente 6 (meses) até a promoção para 2º Tenente.

Aluno-Oficial: É a graduação nas polícias e corpos de bombeiros militares estaduais brasileiros, ocupados por aqueles alunos que estão realizando o Curso de Formação de Oficiais (CFO) em suas academias militares. Em alguns estados da federação, a nomenclatura utilizada para os mesmos é Cadete.

Subtenente: No Exército Brasileiro e nas polícias militares e corpo de bombeiros militar, subtenente é mais alta graduação dos praças, imediatamente acima dos sargentos e abaixo dos oficiais. Na Marinha do Brasil e na Força Aérea Brasileira, esta graduação é chamada suboficial.

Sargento :O Sargento é um graduado na hierarquia militar de graduação inferior à de subtenente ou suboficial e superior à de cabo.(Deriva do latim – servientes «que serve», part. pres. de servíre, «servir», com o sentido de auxiliar, tendo originado os serventes de campo, de armas, de escudeiros e de cavaleiros).

Cabo:é uma graduação acima de soldado. o cabo tem treinamento específico e,na ocasião de combates e morte do líder de companhia,exercer a função de comando.

Soldado: é a graduação inicial da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir. O termo veio a designar um combatente (real ou figurado) de nível básico.

Aluno CFP: Praça especial, ocupados por aqueles alunos que estão realizando o Curso de Formação de Praças(CFP)