CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PARÁ E DEFESA CIVIL REALIZAM PRIMEIRO DIA DE WORKSHOP E CAPACITAM MUNICÍPIOS DO PARÁ
Publicado: 4 de novembro de 2019 - Hora: 17:48

5. CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PARÁ...

Na manhã desta segunda-feira (04), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil deram início ao lº Workshop de proteção para os municípios paraenses, que tem como tema “Os municípios como protagonistas nas ações de Defesa Civil”. O evento foi dividido em 2 dias (4 e 5 de novembro), no Centro de Convenções da Amazônia (Hangar). O objetivo é capacitar, integrar e fortalecer as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec) e seus profissionais dos municípios paraenses.

O I Workshop conta com a participação de 61 municípios inscritos e com total de 194 participantes. Concomitante às palestras, profissionais da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Secretaria de Estado de Transportes – SETRANS, Companhia de Habitação do Estado do Pará – COHAB e Caixa Econômica Federal durante os dois dias do evento estarão em  estandes esclarecendo dúvidas acerca dos serviços sociais que beneficiam a população e que podem ser acessados em situações de desastres.

A programação do 1º DIA começou às 8h30 com as boas vindas dos órgãos parceiros, além da abertura oficial pelo Comandante Geral do CBMPA e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel Hayman Souza, que falou sobre a importância do Workshop sobre as ações “padronizar as ações e produzir novos conhecimentos, fazendo com que as Defesas Civil dos municípios se engajem nos processos e nos programas que ocorrem em situações de sinistros e desastres no Pará.”

A parte técnica teve início com o painel  de divulgação dos serviços ofertados, no qual os parceiros puderam expor com brevidade sobre seus serviços e a importância da difusão dessas informações.

Também esteve presente Marcelo Cabral, Superintendente Regional e Sustentabilidade da Companhia Vale, empresa que faz parte dessa integração de proteção civil. “A VALE entende que é fundamental contribuir para uma cultura de melhor percepção de risco, já que o país ainda não possui essa cultura de forma disciplinada, e é muito bonito e fundamental esse trabalho  que o Corpo de Bombeiros faz, além de conscientizar os municípios para que os mesmos sejam mais resilientes. É importante trabalharmos em conjunto para que a população seja devidamente informada para valorizar a segurança.”

Após um intervalo, houve a palestra “Ações de Socorro no Desastre de Minas Gerais” pelo Capitão Herbert Aquino, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que comentou acercas das ações realizadas no desastre ambiental de Brumadinho. “É uma oportunidade única para os municípios se aprimorarem, trocarem experiência, informações, se prepararem para responder a desastres iminentes. Especificamente na minha palestra,  tratei sobre a avaliação dos resgates em Brumadinho devido ao rompimento da barragem. O estado do Pará é um local com atividades de mineração, então essa troca de experiência é importante para que podemos apresentar boas práticas e prevenção.”

No período da tarde, houve ministração da oficina “plano de contingência: a importância para os municípios (Processo de confecção, de publicação, de interação com a comunidade e com os demais órgãos do sistema)” da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais. Após, a oficina “Uso da Tecnologia de Aeronave Remotamente Pilotada (DRONES) nas diversas áreas de atuação da Defesa Civil – CEDECPA” encerrou a programação do dia.

“Ter esses conhecimentos é muito gratificante. Eu vou levá-los aos meus companheiros de profissão para que apliquemos em nosso município.” disse José Paulo, Coordenador Municipal de Defesa Civil do município de Breves.

O Workshop continuará no 2º dia com palestras da Defesa Civil em suas competências:

2º DIA – 05/11/2019 (Terça-feira)

Os Municípios como Protagonistas nas Ações de Defesa Civil – CEDECPA e a Experiência do Consórcio Tapajós – Miguel Neto – COMPDEC 08h às 08h45
Palestra sobre Tecnologia de Segurança de Barragens – VALE 08h45 às 09h30
O Uso da Plataforma Sipam Hidro no monitoramento de eventos hidrometeorológico – CENSIPAM 09h30 às 10h15
INTERVALO 10h15 às 10h30
Extremos Hidrometeorológicos no Estado do Pará – SEMAS 10h30 às 11h15
A Importância da Integração das Agências na Coordenação de Grandes Eventos – CEDECPA  11h15 ás 12h
ENCERRAMENTO 12h

TEXTO: Igor Luz