HISTÓRICO DO PROGRAMA ESCOLA DA VIDA

HISTÓRICO DO PROGRAMA ESCOLA DA VIDA

HISTÓRICO DO PROGRAMA SOCIAL ESCOLA DA VIDA

APRESENTAÇÃO

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará tendo como premissa a atual Política de Segurança Pública do Estado: “Segurança com Cidadania”, voltada à prevenção e redução da violência e criminalidade, bem como, a consolidação da cultura da paz social, contribuindo de forma efetiva junto à comunidade, não apenas avançando na melhoria dos serviços prestados, mas também desenvolvendo o Programa Social Escola da Vida, proporcionando a crianças e adolescentes, ações socioeducativas, que lhes assegurem um espaço de construção e promoção da cidadania.

O Programa Social Escola da Vida foi implantado no Corpo de Bombeiros, no dia 1° de Abril do ano de 1993, com 20 alunos, no quartel do 1º Grupamento de incêndio, hoje com a nomenclatura de 1º Grupamento de Bombeiro Militar (1º GBM) localizado no bairro da Cremação, que pelo sucesso alcançado, houve a necessidade de se expandir para um quantitativo de 100 alunos. A notícia se espalhou rapidamente nos quartéis do Corpo de Bombeiros e logo foi copiado por outras unidades do interior do Estado tais como: 2° GBM/ Castanhal, 3°GBM/ Ananindeua, 4°GBM/ Santarém e 15°GBM/ Abaetetuba.

O Programa constitui atividade de responsabilidade social adotada pelo CBMPA dentro do Plano Estadual de Segurança Pública para a criança e adolescente, aprovado pela Resolução nº026/01 – CONSEP de 03/04/01 e de 13/07/90, que estabelece que a política de atendimento aos direitos da criança e do adolescente deve ser feita “por um conjunto articulado de ações Governamentais e não Governamentais, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”. E tem ações prioritárias na gestão por resultados do atual comandante Geral do CBMPA, Coronel Hayman Apolo Gomes de Souza, cuja estratégia resultará no fortalecimento da proteção e garantia de direitos da população paraense.

O programa conta hoje com 23 polos distribuídos em 19 municípios por todas as regiões do Estado e atende um quantitativo de 2.200 alunos. Seguindo um novo modelo de Segurança Pública no Estado, onde, diz que “segurança comunitária” envolve um conjunto de ações de vários órgãos, atuando na medida do possível de maneira integrada.

Então, O governo do Estado através do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, de acordo com suas diretrizes e lema “Vidas Alheias e Riquezas Salvar”, vem exercendo ações de inclusão e proteção social através da manutenção dos Projetos Sociais como o Programa Escola da Vida que ao longo desses 26 anos de existência vem proporcionando às crianças e adolescentes, oportunidades de uma vida mais digna e cidadã, operacionalizando atividades para um público que muitas vezes se encontram sem a garantia de seus direitos básicos, necessários ao desenvolvimento pessoal e social.

Coordenadora Geral: MAJOR QOBM PATRÍCIA DO SOCORRO FONSECA DOS SANTOS

E-mail: pev.cbmpa@gmail.com