7º Grupamento Bombeiro Militar – Itaituba

3. Unidades
  5. 7º Grupamento Bombeiro Militar – Itaituba

Histórico da unidade

O 7º Grupamento Bombeiro Militar, foi criado através do Decreto nº 2.581 de 24 de outubro de 2006, publicado no Diário Oficial do estado do Pará de nº 30811 de 27 de novembro de 2006. E sua implantação do 7º Grupamento Bombeiro Militar no município de Itaituba se deu em 26 de outubro de 2006, quando aqui chegaram, procedentes de Santarém-Pa, os seguintes Bombeiros Militares graduados juntamente com a primeira turma de Soldados o qual concluíram o Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militares – CFSD BM/2006, que ocorrera no 4º GBM – Santarém:
3º Sargentos: Edson; Wilson; Guilherme; Tapajós; Mota.
Cabos: Silva; Petronilo; Ribeiro; Rosinaldo.
Soldados: Roneid; Emerson; Gilson; Beniks; Martins; Dias; Dário; Cley; Sarmento; Jorge Luiz; Lopes; Abreu; Rodrigues; Rubens; Railson; Gelmax; Jardson; Soares; Lobato; Pinheiro; Jeziel; Gomes; André; Ezequiel; Salen; Queiroz; Alex; Favacho; Amorim; Jonas.

O primeiro Oficial Comandante desta UBM foi o CAP QOABM João Soares da Silva. Os seguintes
foram: CAP QOBM LUIS Alberto Pamplona da Cunha; CAP QOBM PAULO Vinicius da COSTA Sarquis;
CAP QOBM Ney Tito da Silva Azevedo; TEN CEL QOBM Luís Cláudio Rego dos Santos; TEN CEL QOBM
Francisco da Silva Júnior (Atual Comandante da UBM).

A história do 7º Grupamento Bombeiro Militar, no município de Itaituba, pode ser analisada em duas
fases distintas, sendo que a primeira remonta a 26 de outubro de 2006 quando o Corpo de Bombeiros Militar foi
implantado nas instalações provisórias, situada na 13ª rua, nº 50, permanecendo por um período de
aproximadamente 6 anos e a segunda ocorre no dia 17 de Março de 2012 com o estabelecimento nas novas
instalações, localizada no seguinte endereço: Rodovia Transamazônica KM 1, Nº 1049, Bairro Floresta – CEP:
68180-010 Itaituba/Pará.
Esta Unidade Bombeiro Militar pertence a 15ª REGIÃO INTEGRADA DE SEGURANÇA PÚBLICA –
(RISP) TAPAJÓS, que engloba os municípios de Aveiro, Jacareacanga, Itaituba, Novo Progresso, Placas,
Rurópolis, Trairão e a localidade de Castelo dos Sonhos (Altamira), incluindo todas as regiões circunvizinhas.

Área de atuação: Municípios de: Itaituba, Aveiro, Jacareacanga, Novo Progresso, Placas, Rurópolis, Trairão e Castelo dos Sonhos.

Comandante: MAJ QOBM Klelson Danyel de Sousa Silva

Subcomandante: 2º TEN QOBM Marcos Vinicius Monteiro da Silva

Contatos da unidade

ENDEREÇO: Rodovia Transamazônica, KM 1, Nº 1049, Bairro: Floresta – CEP: 68180-010 – Itaituba-Pará
Fone: (93) 3518-6258; (93) 98806-3815 /  (93) 981230175 / (93) 99106-4461.
Email: itb_7gbm@hotmail.com / 7gbm@bombeiros.pa.gov.br