3º Grupamento Bombeiro Militar – Ananindeua

3. Unidades
  5. 3º Grupamento Bombeiro Militar – Ananindeua

Histórico da unidade

No dia 31 de março de 1999, por decreto nº 3.383/99 de 01 de abril do mesmo ano, publicado no diário oficial do estado de nº 28.935 do então governador Almir Gabriel, foi criado o 3° Grupamento de Incêndio ( 3º GI ), hoje  denominada 3° Grupamento Bombeiro Militar (3º GBM), com sede no município de  Ananindeua – PA, que conforme o ultimo senso do IBGE do ano de 2016 a população atual é de 510.834 habitantes e com uma área territorial de  190.491 Km2.

O efetivo do 3º GI/Ananindeua foi composto pelos militares do quartel do Comando Geral e 1ºGI/Belém o mesmo tem como referencia geográfica a latitude – 1.350412 e longitude – 48.403091.

A criação do 3º GI surgiu para suprir uma demanda estratégica por serviços do CBMPA, nesse município, cuja comunidade já há algum tempo ansiava por quartel operacional de bombeiros, que viesse não apenas à atender as chamadas de incêndios, mas as diversas outros tipos de ocorrências

Hoje o 3° GBM cresceu em termos de efetivo, estrutura física, na mesma medida em que cresceu a demanda do município de Ananindeua por seus serviços, não só em termos operacionais, mas também preventivos e sociais. Com o funcionamento de uma SAT (seção de atividades técnicas), e o PEV (projeto escola da vida), Desta forma, além dos serviços operacionais, o 3° GBM realiza serviços preventivos de fiscalização e vistoria por meio de sua SAT, que são de grande valor para a segurança contra incêndio e pânico desta cidade e também contribui para o sistema de segurança e proteção social da criança e do adolescente no município, através do nosso PEV, criado em 31 de março de 2000.

Área de atuação: município de Ananindeua

Comandante: TCEL QOBM Adriana Melendez Alves.

Subcomandante: MAJ QOBM Luis Fábio da Conceição da Silva.

Contatos da unidade

Endereço: Conj.Cidade Nova VI, Av.SN24,S/Nº, Ananindeua-PA