18º Grupamento Bombeiro Militar – Salvaterra

3. Unidades
  5. 18º Grupamento Bombeiro Militar – Salvaterra

Histórico da unidade

No dia 24 de janeiro de 2018, foi inaugurada a mais nova unidade do Corpo de Bombeiros, o 18° Grupamento de Bombeiros Militar em Salvaterra, as crianças e adolescentes do Projeto Canto Quilombola recepcionaram o Governador do Estado, juntamente com o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, um momento de bênçãos foi feito para abençoar a unidade e os militares que irão atuar no quartel, após isso, o ato de descerramento da placa de inauguração, em seguida, foi realizado um momento lúdico feito pela Banda de Música do CBMPA e o Governador.

Na ocasião estavam presentes o Governador do Estado, Simão Jatene, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Coronel Zanelli Nascimento, o Secretário de Segurança Pública, General Jeannot Jansen, A Secretária Extraordinária do Estado de Municípios Sustentáveis, Isabela Jatene, o Prefeito de Salvaterra, o Comandante do 18° GBM, dentre outras autoridades militares e civis.

“Toda obra é coletiva, não há trabalho sozinho, ninguém é tão grande que não precise do outro e nem tão pequeno que não possa fazer algo pelo outro, se estivermos essa lógica, nós conseguimos construir uma sociedade e um país melhor. A inauguração deste quartel reflete isso, esse é o mais novo patrimônio da comunidade de Salvaterra, essa obra é de todos nós”, destacou o Governador Simão Jatene.

Salvaterra é localizado na Ilha do Marajó, na microrregião do Arari. Além de Salvaterra e Soure, a corporação atenderá os municípios de Cachoeira do Arari, Santa Cruz do Arari, Ponta de Pedras e Muaná.

Quarenta e oito militares foram deslocados para o local, sendo 45 praças e três oficiais prontos e preparados para atenderem diversos tipos de ocorrências. O espaço conta com viaturas para atendimento a incêndios, salvamentos, resgates e uma embarcação do tipo lancha e vários equipamentos operacionais.

O Coronel Zanelli Nascimento, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, explicou a escolha do município para receber o grupamento. “Salvaterra foi escolhida estrategicamente para receber este quartel por ser a porta do Marajó. Salvaterra e Soure possuem forte apelo turístico. Antes, nosso tempo-resposta para a população daqui demorava até 1h30 minutos, já que vínhamos de Icoaraci, distrito de Belém. Agora a meta é atender o mais rápido possível os seis municípios da região do Marajó Ocidental”, explicou.

Os moradores, comerciantes, militares e políticos da região da Ilha do Marajó comemoraram a entrega do 18º Grupamento de Bombeiros Militar, inaugurado hoje no município de Salvaterra.

João José da Silva gostou da novidade. Ele é pernambucano, mas mora em Salvaterra há 14 anos. “Tenho um parque que instalo aqui em diversas épocas do ano, mas vivia sendo embargado pela Prefeitura por não ter vistoria técnica. Antes, até o Bombeiro vir de Belém, demorava muito e fazia com que eu perdesse muito dinheiro por não poder funcionar, mas agora com eles aqui será melhor para todo mundo, principalmente para a população, que se sentirá mais segura”, opinou.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará, através do 18º Grupamento Bombeiro Militar (18° GBM), visa garantir a segurança, proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente para o bem-estar da comunidade de Salvaterra. E, ser uma unidade militar de referência nos serviços de busca, resgate, salvamento e extinção de incêndio, sempre com sua excelência na prestação dos serviços para a sociedade paraense.

Comandante: TCEL QOBM Eden Neruda Antunes.

Subcomandante: MAJ QOBM Rubem dos Navegantes Junior.

Contatos da unidade

Endereço: