13º Grupamento Bombeiro Militar – Salinópolis

3. Unidades
  5. 13º Grupamento Bombeiro Militar – Salinópolis

Histórico da unidade

O 4º Subgrupamento de Incêndio Independente(4° SGI/I) foi fundado em 16 de janeiro de 1995,subordinado ao 2° GBM CASTANHAL Sob O Decreto n° 1.911 DE 20 de DEZEMBRO de 1996 e com brado no BG 241, de 27 de dezembro de 1996/QCG; e foi ascendido a GRUPAMENTO BOMBEIRO MILITAR(13° GBM) sob o DECRETO N° 1.357 de 28/08/2015. Com intuito de suprir as necessidades do município, que recebe constantemente turistas de várias partes do país e do mundo, atraídos por suas belezas naturais.

Hoje o quartel do 13º Grupamento de Bombeiros Militar, com estrutura singela e acolhedora, está localizado na Rodovia PA 124, Km 01 no bairro Bom Jesus, conta atualmente com um efetivo de 64 homens sendo 04 oficiais, 05 Subtenente, 30 Sargentos, 8 cabos e 17 soldados, os quais executam as atividades de Prevenção de Incêndios através da Seção de Atividades Técnicas; Combate a Incêndios; Resgate, Salvamento em Alturas, Terrestres, proteção balneária com serviço de Guarda-vidas nas praias da Atalaia, Farol Velho, Maçarico E Corvinas.

O 13°GBM tem como atual Comandante, o Sr Maj QOBM ADOLFO LUIZ MONTEIRO LOPES, que estabeleceu como meta de seu comando, a qualificação profissional, oferecendo um serviço com padrão de excelência e qualidade à população de Salinópolis. Mantem na sua unidade o projeto PEV (Projeto Escola da Vida) que tem como objetivo retirar das ruas crianças e adolescentes em situação de risco. Assim mostrando sua importância tanto na manutenção da vida quanto no compromisso social.

HISTÓRICO DO PROJETO ESCOLA DA VIDA

O Projeto escola da vida foi criado no ano de 2009 com objetivo de ajudar na formação social de crianças e adolescentes do Município de Salinópolis proporcionando-lhes valores como respeito dignidade e responsabilidade.

Atualmente o PEV Salinópolis conta com um total de 80 alunos, já relacionado às disciplinas bombeiro militar: combate a incêndio, salvamento terrestre, salvamento aquático, salvamento em altura, primeiros socorros, além de, musicalização e esportes, como capoeira e caratê.

Comandante: CEL QOBM Marília Gabriela Contente Gomes.

Subcomandante: MAJ QOBM Rodrigo de Araujo Monteiro.

Contatos da unidade

Endereço: Rod.Pa124, Km01, S/N°,Bairro Bom Jesus-Salinas CEP:68.721-000