Tranquilidade nas praias durante a Operação Réveillon

3. Sem Categoria
  5. Tranquilidade nas praias durante a Operação...

A Operação Réveillon do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) teve início no dia 30 de dezembro de 2019 (sexta-feira) e se estende até o dia 05 de janeiro de 2020 (domingo). Para tanto, com o objetivo de garantir a segurança dos turistas e da população em geral que visitam praias e igarapés do estado do Pará nesse período, o CBMPA está atuando na prevenção, tanto dispondo da presença de guarda-vidas, quanto disponibilizando de forma estratégica unidades resgate com socorristas preparados para atuar no salvamento de vítimas de acidentes de trânsito nas principais estradas que dão acesso aos destinos do estado mais procurados pelos turistas para festejar a virada do ano. As praias do Atalaia no município de Salinópolis, e as praias de água doce dos Distritos de Belém, capital do estado do Pará, Mosqueiro e Outeiro, são as que concentram os maiores números de público esperado.

Os guarda-vidas orientam e alertam os banhistas sobre os cuidados necessários para garantir a sua segurança e de seus familiares e amigos, e estão atentos e preparados no caso de salvar vidas. Além disso, a corporação utiliza seus canais de comunicação digital para fomentar campanhas sobre dicas de segurança à população.

Salinópolis

O 13º Grupamento Bombeiro Militar (13ºGBM), localizado na cidade também conhecida como Salinas, que fica aproximadamente 229 km de Belém, coordena a Operação de prevenção do Réveillon local, o atual subcomandante do quartel e Comandante da referida Operação, Major Anderson Campos, informou que os serviços do último dia do ano de 2019 e o primeiro dia de 2020 mesmo com o grande fluxo de banhistas, transcorreram dentro da normalidade, “sem registro de afogamentos graves, pois os guarda-vidas com o serviço de orientação ao público, alertando-os sobre possíveis riscos, e a atenção deles nas pessoas ali na água evitaram que perdêssemos vidas” comemorou o Major.

Ainda segundo o Comandante da prevenção, as principais ocorrências atendidas pelos bombeiros foram crianças perdidas, acidentes com objetos perfurocortantes, queimaduras por águas-vivas e afogamentos sem gravidade. As praias do Atalaia, Farol Velho, Maçarico, Corvina e a praia do município de São João de Pirabas, localizado cerca de 35 km de Salinas, contaram com o serviço de prevenção balneária pelos bombeiros do 13º GBM e efetivo de reforço disponibilizado pelo Comando Operacional (COP), sendo, portanto, empregado 61 guarda-vidas na prevenção, além de socorristas que atuam tanto no posto de atendimento instalado nas praias quanto na viatura extra de resgate alocada pelo COP, especialmente para atender o aumento da demanda esperada nessa época. Na noite da virada do ano, o 13º GBM, registrou acidentes de trânsito, porém sem gravidade, exceto em um caso, onde o estado da vítima era grave. Segundo o Major Anderson Campos, a maioria dos acidentes de trânsito nesse período estão relacionados a combinação da direção e do álcool.

Mosqueiro

A ilha de Mosqueiro é um dos Distritos Administrativos de Belém, localizado a 70 km do centro da capital do estado, possui praias de água doce e é um braço do rio Amazonas, sendo assim bastante procurada pelos banhistas, que aliás, segundo o Capitão Carlos Rangel, Comandante da prevenção na ilha, as praias tiveram um fluxo intenso no primeiro dia do ano novo, e o trabalho dos guarda-vidas está voltado para a prevenção, indicando os locais propícios ao banho, e evitando com isso afogamentos de crianças e que os turistas sofram lesões, devido as áreas que possuem bastante pedras, “a procura pela pulseira de identificação nas crianças está sendo bem intensa”, disse o comandante da prevenção ao considerar como ponto positivo, pois representa consciência dos pais no que tange a sua responsabilidade.

Outeiro

É também um dos Distritos Administrativos de Belém, localizado na ilha de Caratateua, onde possui as praias de água doce mais próximas de Belém, cerca de 25 km do centro, sendo elas: praia Grande, praia do Amor, praia do Barro Branco, e da Brasília, sendo um dos motivos de ser bastante frequentada aos finais de semana.

O Comandante da prevenção em Outeiro, Capitão Raimundo Moura, enfatizou a importância do serviço de orientação e advertência realizado pelos guarda-vidas aos banhistas e da consciência deles em perceber que o serviço de prevenção protege a própria vida deles e das pessoas que amam, e a relação disso é um fator significativo para que não se tenha ainda registros de afogamentos. Ainda segundo o Capitão, 27 guarda-vidas foram empregados pelo COP na Operação Réveillon.

Balanço parcial do atendimento do CBMPA Salinas/Atalaia

• Orientações – 357 registros