• Como se tornar Bombeiro Militar?

Através de concurso público.

Requisitos: Ter idade de 18 a 30 anos;

Ser habilitado, possuidor da CNH categoria “B”;

Ter altura mínima de 1,60m (homens) e de 1,55 (mulheres).

Fique sempre atento à publicação de editais, através do site e redes sociais.

Instagram: @CBMPA

site: https://www.bombeiros.pa.gov.br/

• Qual a diferença do Bombeiro Militar para o Bombeiro Civil?

O Bombeiro Civil é treinado para trabalhar principalmente dentro de empresas e de locais privados, como hospitais, estádios, condomínios, shoppings, clubes e outros.

O Bombeiro Militar tem uma atuação bem mais ampla do que o bombeiro civil. O bombeiro militar trabalha como qualquer outro militar, que tem a função de proteger e resguardar o povo seja em local público ou privado, lidando com emergências e com perigos, inclusive em áreas consideradas como de risco. Se faz necessário fazer concurso público e formação para praça e oficial, atuando em resgates, combates a incêndios, vistorias técnicas e salvamentos aquáticos. Após se formar como Bombeiro Militar dentro da própria instituição é proporcionado cursos para os Militares.

• Bombeiro Mirim e como funciona?

Funciona de acordo com a visita de uma criança filho/sobrinho que sonha conhecer as atividades do Corpo de Bombeiro Militar.

A visita programada é através do e-mail institucional: ascomcbmpa@gmail.com.

É preciso nos fornecer nome e idade da criança e pai ou responsável para estar junto a visita.

Escolas também podem fazer visitas ao bombeiro, solicitando através de ofício.

• O Corpo de Bombeiros Militar possui programas sociais?

Sim. O programa escola da vida e o projeto social bombeiros da vida, em parceria com a santa casa da misericórdia.

• O Corpo de Bombeiros Ministra palestras? Quais assuntos recorrentes?

Sim. Os assuntos mais recorrentes são salvamentos e primeiros socorros.

Para solicitação das palestras é necessário entrar em contato com o Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, que fica situado na Av. Alm. Barroso, 5278 – Souza, Belém – PA, 66645-250.

A solicitação se deve através de ofício para o endereço de e-mail: copcbmpa@gmail.com

• O que é o Programa Escola da Vida? Como ele funciona?

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará tendo como premissa a atual Política de Segurança Pública do Estado: “Segurança com Cidadania”, voltada à prevenção e redução da violência e criminalidade, bem como, a consolidação da cultura da paz social, contribuindo de forma efetiva junto à comunidade, não apenas avançando na melhoria dos serviços prestados, mas também desenvolvendo há vinte e seis anos o Programa Social Escola da Vida, proporcionando a crianças e adolescentes, ações socioeducativas, que lhes assegurem um espaço de construção e promoção da cidadania.

O Programa constitui atividade de responsabilidade social adotada pelo CBMPA dentro do Plano Estadual de Segurança Pública para a criança e adolescente, aprovado pela Resolução nº026/01 – CONSEP de 03/04/01 e de 13/07/90, que estabelece que a política de atendimento aos direitos da criança e do adolescente deve ser feita “por um conjunto articulado de ações Governamentais e não Governamentais, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”. E tem ações prioritárias na gestão por resultados do atual comandante Geral do CBMPA, Coronel Hayman Apolo Gomes de Souza, cuja estratégia resultará no fortalecimento da proteção e garantia de direitos da população paraense.

Texto completo : https://www.bombeiros.pa.gov.br/programa-escola-da-vida/

Outros textos:

• Como regularizar uma edificação, situada em Belém, junto ao CBMPA:

Para as tais vistorias é necessário entrar em contato com o Centro de Atividades Técnicas, localizado na Av. Alm. Barroso, 5278 – Castanheira, Belém – PA, 66645-250.

Número de telefone:  (91) 99339-4574 // Horário de funcionamento: 8h às 14h

• O Bombeiro Militar faz cortes de árvores?

Sim, Quando se trata de áreas públicas e a árvore está prejudicando a via, a ponto de cair, o Corpo de Bombeiros faz a retirada. Em caso de locais privados, após análise, identificando que o vegetal esteja a ponto de cair.

• O Corpo de Bombeiros Militar possui quantas unidades operacionais?

Somos 31 Unidades Operacionais, presentes em 26 municípios.

• O que faz a Defesa Civil?

Sua atuação tem o objetivo de reduzir os riscos de desastres. Também compreende ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, e se dá de forma multissetorial e nos três níveis de governo federal, estadual e municipal – com ampla participação da comunidade.

link para atuação da SEDEC: https://www.bombeiros.pa.gov.br/?s=defesa+civil+

Não respemos sua pergunta?

Clique aqui, para que possamos atualizar o quadro de perguntas frequentes. Iremos apreciar sua pergunta, caso seja pertinente, entrará em análise e tomaremos as providências cabíveis.

Desde já o CBMPA, agradece o seu contato e tentaremos responder no prazo de 48 horas, contando a partir do momento que visualizarmos sua dúvida.

Faça sua pergunta.