VISUAL DE VIATURAS DA SEGURANÇA PÚBLICA CHAMA ATENÇÃO A ATENÇÃO AOS CUIDADOS COM A SAÚDE DOS HOMENS
Publicado: 18 de novembro de 2021 - Hora: 17:01

5. VISUAL DE VIATURAS DA SEGURANÇA PÚBLICA...
VISUAL DE VIATURAS DA SEGURANÇA PÚBLICA CHAMA ATENÇÃO A ATENÇÃO AOS CUIDADOS  COM A SAÚDE DOS HOMENS

Plotagem remete à campanha Novembro Azul, um alerta para a necessidade de medidas preventivas e de combate ao câncer de próstata. O governador Helder Barbalho e o secretáriuo Ualame Machado passam em revista às viaturas plotadas em alusão ao Novembro Azul. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) identificou, este mês, as viaturas das forças policiais com a cor azul, acrescida com imagens regionais de cartões postais da capital, do artista plástico paraense Odair Mindello, a exemplo do que ocorreu no outubro rosa. Novembro é o mês dedicado à saúde do homem, com ênfase na prevenção do câncer de próstata. Eles representam a maioria dos profissionais que integram o Sistema Integrado de Segurança Pública do Pará, um público que também precisa se preocupar com a saúde e ser assistido por profissionais frequentemente.
“A ideia é conscientizar sobre os cuidados que os homens devem ter com a saúde e se prevenir, tanto a nossa tropa, onde a grande maioria é masculina e que precisa ter esse cuidado com a saúde, mas também a sociedade de modo geral”, explicou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado. A apresentação das viaturas foi feita pelo governador Helder Barbalho, ao lado dos gestores das instituições de segurança pública, nesta quinta-feira (18), no Parque Urbano Belém Porto Futuro. “Que exemplos como este possam se espalhar pelos municípios e por todo o nosso estado”, disse o governador Helder Barbalho.
“Nós aproveitamos para reafirmar a necessidade da campanha de orientação em saúde no Novembro Azul. Que pode ser o azul do clube do Remo, que pode ser o azul do clube do Paysandu . O importante é a mobilização em torno da causa”, conclamou.
O governador Helder Barbalho cumprimenta um servidor do sistema de Segurança Pública durante a apresentação das viaturas.

Nas ruas, as viaturas da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (utilizada em local de crime) e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária irão chamar a atenção não somente da tropa, mas também de toda a sociedade.
Plotagem das viaturas em azul, com arte de Odair Mindello, são um alerta para que os homens não se esqueçam de cuidar da saúde. A viatura do Detran é utilizada para fiscalizar o tráfego nas vias, a da Polícia Civil atua na fiscalização de estabelecimentos (restaurantes, bares) da Capital, Belém e de Salinópolis, por meio da Diretoria de Polícia Administrativa (DPA); já foi empregada na Ronda da Delegacia Geral Itinerante (DGI) e em operações de cumprimento de Mandado de Prisão, da Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM). A viatura plotada pertencente ao Corpo de Bombeiros é utilizada pelo Quartel do Comando Geral, sendo utilizada para atividades da Diretoria de Saúde, Diretoria de Apoio Logístico e Assessoria de Comunicação. A da Seap é empregada no Centro Integrado de Monitoramento Eletrônico com o Comando de Operações de Busca e Recaptura (COBRA). O veículo do CPC se desloca para o atendimento em local de crime e a da Polícia Militar é utilizada pela Companhia Independente de Policia Turística no policiamento ostensivo ordinário na área turística do Centro Histórico de Belém, atuando desde o Complexo Feliz Luzitânia até o Aeroporto Internacional de Belém.

FONTE: AGÊNCIA PARÁ DE NOTÍCIAS

FOTOS: ASCOMCBMPA