Veteranos do CBMPA visitam unidades do interior do Estado
Publicado: 16 de dezembro de 2019 - Hora: 13:38

5. Veteranos do CBMPA visitam unidades do...
Veteranos do CBMPA visitam unidades do interior do Estado

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará, através do grupo “Fogo Amigo” realizaram uma excursão e viajaram por mais de 12 horas de ônibus para visitar e conhecer os quartéis do CBMPA nos municípios de Marabá e Parauapebas.

A viagem partiu do Centro de Formação Aperfeiçoamento e Especialização (CFAE) “Henrique Rubin”, na Cidade Nova II. O roteiro foi organizado pelo Subtenente Angelo e membros da Diretoria do grupo que cedo recepcionavam os veteranos que chegavam, alguns acompanhados de familiares. O ônibus seguiu rumo a uma experiência que com certeza marcou a vida de muitos destes bravos Bombeiros veteranos.

Com muitos assuntos de caserna, era visível e alegria por cada cidade em que passava a comitiva dos heróis do fogo veteranos. Na chegada ao quartel do 5º Grupamento Bombeiro Militar de Marabá foram recepcionados pelo Comando daquela Unidade na pessoa do Major Galúcio que emocionado procurou dar as boas-vindas ao grupo. Após a recepção e a integração da comitiva de Bombeiros da ativa da unidade, todos puderam conhecer as dependências do quartel e trocar relatos de quando estavam na ativa, entre estes, muitos que foram pioneiros na criação da referida Unidade.

A comitiva seguiu ainda, para uma visita na Floresta Nacional de Carajás no município de Parauapebas, muitos maravilhados com a bela cidade onde foram recepcionados pelo Comando do 23º GBM tendo a frente o Tenente Joselito; com uma equipe do 23º GBM, Austélio Jesus e Lucélia Santos, da equipe de Comunicação da empresa Vale, o grupo recebeu as orientações sobre  os procedimentos de segurança e logo após todos puderam desfrutar da famosa subida até a floresta, onde além de um almoço, houve também uma palestra sobre o funcionamento da empresa, e em seguida foram conhecer o complexo operacional da mina.

No retorno ao quartel do 23º GBM em um momentos de grande emoção segundo o grupo, a guarnição de serviço e os Bombeiros veteranos entoaram o Hino do Soldado do Fogo; logo após soou o alarme de ocorrência e as sirenes das viaturas em homenagem a estes heróis que se deslocaram de tão longe para sentir essa emoção, naquele momento tão visível nos rostos de vários Bombeiros. Na despedida todos os Militares da UBM em posição de sentido se despediram dos veteranos.

No retorno ao quartel de Marabá foram também recepcionados com um almoço oferecido pelos integrantes daquela UBM além de atividades esportivas e trocas de experiências.

A visita dos Bombeiros veteranos as UBMs do 5º e do 23º Grupamento Bombeiro Militar certamente marcará a vida de todos que participaram dessa excursão.