Tranquilidade nas praias durante a Operação Réveillon
Publicado: 5 de janeiro de 2020 - Hora: 22:56

5. Tranquilidade nas praias durante a Operação...
Tranquilidade nas praias durante a Operação Réveillon

Segue até o próximo domingo (5), a Operação Réveillon, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), que teve início no último dia 30 de dezembro. Com o objetivo de garantir a segurança de turistas e da população em geral, que visitam praias e igarapés do Estado nesse período, a corporação está atuando na prevenção, dispondo de guarda-vidas, e disponibilizando de forma estratégica unidades de resgate com socorristas preparados para atuar no salvamento de vítimas de acidentes de trânsito. As praias do Atalaia, Mosqueiro e Outeiro são as que concentram o maior número de pessoas.

Os guarda-vidas orientam e alertam os banhistas sobre os cuidados necessários para garantir a sua segurança e de seus familiares e amigos, e estão atentos e preparados no caso de salvar vidas. Além disso, os bombeiros utilizam seus canais de comunicação digital para fomentar campanhas sobre dicas de segurança à população.

Salinópolis

O 13º Grupamento Bombeiro Militar (13º GBM) coordena a operação de prevenção do réveillon local. Segundo o atual subcomandante do quartel e comandante da ação, major Anderson Campos, os serviços no último dia de 2019 e no primeiro dia de 2020, mesmo com o grande fluxo de banhistas, transcorreram dentro da normalidade, “sem registro de afogamentos graves”. “Os guarda-vidas fizeram orientação ao público, alertando-o sobre possíveis riscos, e a atenção deles nas pessoas na água evitou que perdêssemos vidas”, comemorou o major.

Ainda segundo o comandante, as principais ocorrências atendidas pelos bombeiros foram crianças perdidas, acidentes com objetos perfurocortantes, queimaduras por águas-vivas e afogamentos sem gravidade.

As praias do Atalaia, Farol Velho, Maçarico, Corvina e do município de São João de Pirabas, localizada cerca de 35 km de Salinas, contaram com o serviço de prevenção balneária pelos bombeiros do 13º GBM e efetivo de reforço disponibilizado pelo Comando Operacional (COP). Foram empregados 61 guarda-vidas na prevenção, além de socorristas, que atuam tanto no posto de atendimento instalado nas praias, quanto na viatura extra de resgate alocada pelo COP, especialmente para atender o aumento da demanda esperada nessa época.

Na noite da virada do ano, o 13º GBM registrou acidentes de trânsito, a maioria sem gravidade. Segundo o major Anderson Campos, grande parte dos casos estava relacionada à combinação de direção e álcool.

Mosqueiro

Segundo o capitão Carlos Rangel, comandante da operação na ilha de Mosqueiro, as praias do distrito tiveram um fluxo intenso no primeiro dia do ano novo, com o trabalho dos guarda-vidas voltado para a prevenção, indicando os locais propícios a banho, e evitando com isso afogamentos de crianças e que os turistas sofram lesões, devido as áreas que possuem pedras.

“A procura pela pulseira de identificação nas crianças está sendo bem intensa”, disse o comandante ao considerar o fato ponto positivo, pois representa consciência dos pais.

Outeiro

O comandante da prevenção em Outeiro, capitão Raimundo Moura, enfatizou a importância do serviço de orientação e advertência realizado pelos guarda-vidas aos banhistas e da consciência deles em perceber que o serviço protege a própria vida deles e das pessoas que amam, e a relação disso é um fator significativo para que não se tenha registros de afogamentos. Ainda segundo o capitão, 27 guarda-vidas foram empregados pelo COP na Operação Réveillon.