TESTE DE PROFICIÊNCIA É APLICADO NA PRAIA GRANDE, EM OUTEIRO
Publicado: 21 de maio de 2021 - Hora: 12:04

5. TESTE DE PROFICIÊNCIA É APLICADO NA...
TESTE DE PROFICIÊNCIA É APLICADO NA PRAIA GRANDE, EM OUTEIRO

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizou, nesta quinta-feira (20), o Teste de Proficiência na Praia Grande, distrito de Outeiro. Com o objetivo de selecionar e qualificar os Bombeiros Militares que atuarão na Operação Verão os procedimentos dão continuidade às preparações iniciadas no dia último dia 11, visando preparar a grande demanda dos Guarda-vidas e Socorristas neste período em que aumenta o número de banhistas em praias e balneários.

O Major Leandro Almeida, Subcomandante do 1º Grupamento Marítimo Fluvial (1⁰ GMAF), comentou sobre a importância dos testes: “visamos um melhor planejamento na questão de escolha de efetivo que irá atuar nas operações em balneários. Esse efetivo irá representar a Corporação nas praias junto à população. Esses testes servem tanto para a Corporação ter a segurança, quanto para o militar se conhecer e ter a segurança de que ele pode fazer o salvamento quando ocorrer.” Destacando também a atuação dos socorristas na Operação, o Major afirmou que eles também possuem testes específicos, para que o militar saiba os procedimentos no momento em que eles forem necessários.

Para o Cabo BM Anderson Teles, que sofreu um acidente em setembro de 2019 e foi afastado das atuações, estar no Teste de Proficiência representa uma vitória: “graças a Deus, ao longo destes dois anos pude me recuperar, hoje estou aqui e é uma grande satisfação e um grande sonho voltar a atender a sociedade e a prevenção nas praias. A Instituição me ajudou bastante quando fiquei internado, ao longo do meu tratamento, e hoje posso agradecer por estar de volta.”