TERCEIRO FINAL DE SEMANA DO VERANEIO É MARCADO PELO INÍCIO DA SEGUNDA QUINZENA DA OPERAÇÃO VERÃO 2021
Publicado: 20 de julho de 2021 - Hora: 12:54

5. TERCEIRO FINAL DE SEMANA DO VERANEIO...
TERCEIRO FINAL DE SEMANA DO VERANEIO É MARCADO PELO INÍCIO DA SEGUNDA  QUINZENA DA OPERAÇÃO VERÃO 2021

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil deu continuidade às ações de prevenção na segunda quinzena da Operação Verão 2021, que iniciou na sexta-feira (16) e se estenderá até o próximo dia 01 de agosto. Nesta fase serão empregados mais de 350 Bombeiros Militares entre Socorristas, Guarda-vdas, Mergulhadores de Resgate e equipes de logística.
No Distrito de Outeiro na sexta o Comandante da praia, Capitão BM Nascimento, informou que o fluxo de banhistas na Praia Grande não foi intenso mas recebeu banhistas que buscavam um dia mais tranquilo durante este verão; cerca de 34 Guarda-vidas foram distribuídos nas praias Grande, Paraíso, do Amor, Brasília e Barro Branco, com uma logística de duas embarcações, sendo 01 moto aquática e 01 bote, além de 01 viatura de Resgate prestando apoio. Na ilha de Cotijuba no sábado (19) o público de banhistas foi intenso. Aproximadamente 10 militares e 01 embarcação atuaram na praia do Vai Quem Quer e cerca de 08 militares na praia do Farol.

No último domingo (18), a praia de Marudá no Município de Marapanim, foi uma ótima opção para os banhistas que aproveitaram o sol forte para o banho de mar neste final de semana. E por conta do aumento no fluxo de veranistas que frequentam a praia nesta época do ano, os militares do 2º Grupamento Bombeiro Militar/Castanhal fizeram a prevenção com seu efetivo, atuando também nas praias de Crispim, Algodoal e Camará.
Segundo a Comandante da prevenção de Guardas-vidas na praia de Marudá, 2º Tenente QOBM Naila, seis militares atuam na prevenção e contam com apoio de 01 bote. Segundo a Comandante as ocorrências mais comuns são os acidentes com animais marinhos e pequenos curativos em lesões ocasionadas por objetos cortantes encontrados na areia.
Por ser a mais frequentada da região, a praia de Marudá tem uma atenção maior: é importante ressaltar as características da formação dessa praia, como informou o Sargento BM Alcindo, que devido um banco de areia que cresce com a baixa da maré atraindo o público, porém um canal se forma por trás do mesmo durante a cheia, por isso existe todo um cuidado com essa área para evitar possíveis acidentes e afogamentos. “Temos uma praia plana ou praiada, onde o maior perigo está na formação desse canal ou valões que com a preamar podem causar afogamentos, principalmente atenção redobrada com as crianças”, advertiu o Sargento Alcindo.

Alerta aos pais e responsáveis – Além dos riscos de afogamentos há, nesta época, uma grande incidência de acidentes com animais marinhos, principalmente águas-vivas e caravelas, que atraem a atenção das crianças pelas formas e cores. Como as ocorrências envolvem principalmente crianças, o CBMPA enfatiza os riscos para os responsáveis. Outra advertência que o Sargento Alcindo faz diz respeito ao cuidado com as crianças: “nunca deixe sua criança sozinha na praia, temos atendido um elevado número de incidentes com esses animais; estamos preparados para atender essas situações e encaminhar, se necessário, ao atendimento médico especializado. Sempre que houver o contato com esses animais, orientamos que o melhor a ser feito é nos acionar”.
A CEDEC também esteve nesses balneários realizando o serviço de identificação de crianças com pulseirinhas. Esta identificação é de fundamental importância para que os pais ou responsáveis sejam localizados caso uma criança se perca.
Neste fim de semana houve um fluxo grande de pessoas, principalmente as que se deslocavam nos famosos piqueniques, como reforçou o Sargento BM Efraim, Técnico da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. “Estamos desde as primeiras horas do dia fazendo a identificação dos pequenos que chegam até Marapanim nos ônibus de excursão; como a praia está com muita gente o risco deles se perderem aumenta. Neste sentido orientamos os responsáveis a não deixarem as crianças sozinhas e também fazerem a identificação das mesmas logo que chegarem à praia.”