Graesp completa seis anos e troca de comando
Publicado: 1 de fevereiro de 2018 - Hora: 17:49

5. Graesp completa seis anos e troca...
Graesp completa seis anos e troca de comando

A manhã de hoje, 01, foi marcada pelos 6 anos do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará (GRAESP), na solenidade ocorreu a transmissão do cargo de Diretor do grupamento e entrega de certificado e condecorações aos militares.

Na presença de autoridades militares e civis, o ato da transmissão de cargo se deu após o Tenente Coronel PM Márcio Bailosa entregar o comando de Diretor do Graesp para o Tenente Coronel BM Marlon Brito, e assim assumindo o cargo.

O certificado de piloto em comando foi concedido ao Major Freitas que obteve requisitos internos para ascensão da função de diretor da Aeronave Guardião. Na ocasião foi realizada a entrega das comendas “Láurea do Mérito Pessoal” que constituí o reconhecimento do comando da Polícia Militar do Pará aos serviços de dedicação prestados, houve também a entrega das medalhas de 10 e 20 anos de bons serviços prestados à PM. O Tenente Coronal PM Márcio Bailosa recebeu uma lembrança em reconhecimento aos serviços prestados ao Graesp.

Começando o ano de 2018 com o pé direito, o General Jeannot Jansen fez o uso da palavra parabenizando o Graesp pelos 6 anos e garantiu novidades. “Conseguimos adquirir um novo helicóptero e podemos alcançar novas dimensões. É uma aeronave de treinamento, embora possa cumprir missões de coordenação e observação, além ter um baixo custo. Este ano iremos formar pilotos e tripulantes operacionais com a ajuda da nova aeronave, este é um outro patamar que o Graesp alcança”, pontuou.

Integração – Em seis anos o Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará realizou inúmeras missões, como resgate aeromedico, salvamento aquático e terreste, missões constituicionais da PM, combates de assalto a banco, policiamento preventivo e ostensivo, Defesa Civil, transporte aéreo de servidores e cargas e defesa ambiental.

O Graesp foi concebido com o intuito de dar continuidade a integração que era feita pelas forças de Segurança Pública do Pará. Por sua vez, com a criação do Grupamento houve um melhor atendimento nas ocorrências e no suporte de vida.

“O nosso Estado é imenso e há lugares que não se pode chegar facilmente nem por terra e nem por água, e no ar é possível, com o Graesp foi diminuído o tempo-resposta de situações de gravidade, o que é fundamental para manter o suporte de vida”, citou o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Zanelli Nascimento.

Histórico – O Graesp foi instituído com a fusão do Grupamento Aéreo da PM – Graer, criado em 2004, a Coordenadoria de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar – COA criado em 2007 e ampliado com a fusão da Diretoria de Transportes Aéreos da Casa Militar, em 2015.

Atualmente, o Graesp realiza atividades operacionais em cinco núcleos regionais localizados em Belém, Altamira, Santarém, Marabá e Redenção, cujo os serviços caracterizam-se pelos vôos sobre extensas áreas de floresta e água diminuindo distâncias. E, conta com um efetivo de 96 servidores civis e militares, todos com amplo conhecimento em áreas especializadas de aviação. A frota são de 11 aeronaves entre 06 helicópteros, 03 aviões e uma aeronave com sistemas remotamente pilotadas, conta também com 04 caminhonetes, 02 caminhões de abastecimento e uma motocicleta.

O atual Diretor do Graesp, Tenente Coronel Marlon Brito está no grupamento desde sua inauguração e hoje assumiu a gestão. “São diversos desafios e todos os dias abraçamos. O aniversário do Graesp é muito importante para quem faz parte e ver o crescimento é satisfatório, no cenário nacional o Graesp, em números de horas de vôos, missões cumpridas e quantidade de aeronaves é um dos maiores do Brasil, todo efetivo aqui presente trabalha junto pra ser melhor do que já é”, afirmou.

Por Ascom CBMPA

Foto: Sargento Carlos César