SIMULADO DE RESGATE CAPACITA MILITARES
Publicado: 21 de novembro de 2019 - Hora: 14:25

5. SIMULADO DE RESGATE CAPACITA MILITARES
SIMULADO DE RESGATE CAPACITA MILITARES

No mês de prevenção em homenagem ao Dia do Bombeiro Paraense (24/11), o 1º Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), irá realizar simulados de salvamento em altura e resgate em poço, com o objetivo de profissionalizar militares para atuarem em ocorrência desta natureza. E na manhã desta quarta-feira (20), aconteceu o primeiro treinamento, ocorrido em um residência no bairro da Pratinha ll em Belém. A atividade foi de resgate em poço ativo, onde um militar do grupamento, simulou a queda no interior da cisterna ficando submerso, reproduzindo o ato de uma possível vítima. No resgate foi usada todas as técnicas e equipamentos apropriados para esse tipo de ocorrência. À ação foi esquematizada junto ao Centro Integrado de Operações- CIOP, que acionou a guarnição como fosse uma ocorrência autêntica, onde os militares não estavam ciente da simulação.

A guarnição estava sendo avaliada nos aspectos técnicos, físicos e psicológicos. Nos quais, foram verificadas as distribuições de funções, abordagens, utilização de equipamentos e os conhecimentos técnicos no sistema de vantagem mecânica para a retirada da vítima de dentro do do poço. Sendo assim, examinados os riscos da ocorrência e os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nos treinamentos ocorridos no Instituto de Ensino e Segurança do Pará-IESP. O Subcomandante do 1ºGBS Major Erivaldo Cardoso, enfatizou quanto ao resultado do simulado. “Tudo que foi realizado hoje, faz parte dos nossos treinamentos diários no grupamento, avaliamos todos os aspectos possíveis para esse tipo de ocorrência e será verificado todos os pontos negativos e positivos que servirá como aprendizado para a própria guarnição que atuou. Portanto, assim que a comunidade necessitar, estaremos em condições de atendê-la resultando em um bom desempenho nas ocorrências.”

Para a Soldado Nayara que atuou como socorrista, essa simulação foi de extrema importância tanto para sua carreira profissional como para o 1ºGBS. “Nosso dia a dia é isso, ocorrência atrás de ocorrência e esse tipo de atividade é enriquecedora, porque colocamos em prática tudo que aprendemos no grupamento e nos prepara para atuar com excelência e estabelecer um serviço de qualidade a população.” A equipe foi parabenizada pelos moradores do bairro que acompanhavam a simulação, no qual o objetivo foi alcançado com êxito, resultando em mais uma qualificação para os militares. O 2º Sargento Durans comandante da guarnição, agradeceu todo o esforço da equipe e explanou sobre a missão do CBMPA. “O Corpo de Bombeiros está pronto para oferecer o melhor serviço que a sociedade necessita, pois é pela população que nós realizamos os treinamentos e tentamos sempre cumprir com a nossa missão de salvar vidas”.

Texto: Brenda Duarte

Fotos: Subtenente Washington