Segurança nos Estádios do Futebol Paraense
Publicado: 12 de janeiro de 2023 - Hora: 16:02

5. Segurança nos Estádios do Futebol Paraense
Segurança nos Estádios do Futebol Paraense

Na tarde desta quarta-feira (11), o Excelentíssimo Senhor Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordendor Estadual de Defesa Civil (CEDEC), Coronel QOBM Hayman Apolo Gomes de Souza, concedeu entrevista ao Grupo RBA de Comunicação, que trouxe a pauta “Estádios do futebol paraense”.

A primeira pergunta, portanto, dirigida ao comandante foi sobre a diferença de laudo e licenciamento. E o Coronel Hayman explica: “O Corpo de Bombeiros Militar tem um trabalho fundamental junto à Federação Paraense, tanto para o campeonato paraense quanto para o Campeonato Brasileiro. Há uma diferença entre licenciamento e laudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Para que o laudo da CBF seja expedido é necessário que haja o licenciamento do Corpo de Bombeiros. Mas, não quer dizer que porque está licenciado pelo Corpo de Bombeiros que a CBF irá liberar o laudo. Porque tem outros licenciamentos que complementam o licenciamento do Corpo de Bombeiros. Essa é a diferença. Então as diretorias dos clubes precisam entender que se eles tiverem licenciados pelo Corpo de Bombeiros não é o suficiente pra eles terem o laudo da CBF.”

A boa notícia é que a maioria dos estádios que irão receber o campeonato paraense estão licenciados e possuem o Laudo da CBF. A seguir, veja quais são os estádios, que estão licenciados pelo Corpo de Bombeiros Militar e tem o laudo da CBF:

1. Estádio Evandro Almeida (Estádio Banpará Baenão) – Belém

2. Estádio Leônidas Sodré de Castro (Banpará Curuzu)

3. Estádio Francisco Vasques (Souza) – Belém

4. Estádio Arena Verde – Paragominas

5. Estádio Zinho Oliveira – Maraba

6. Estádio Rosenão – Paraoapebas

7. Estádio Navegantão – Tucuruí

8. Estádio Orfelino Martins Valente – Cametá

O Corpo de Bombeiros Militar é o órgão competente que define a quantidade de público, a segurança contra incêndio e emergência, além de verificar todas as condições necessárias para que os outros órgãos de segurança possam desenvolver o seu trabalho de controle.

Uma das prioridades e exigências dos bombeiros são as saídas de emergência, os sistemas preventivos obrigatórios como as placas de indicação, lâmpadas de emergência, dentre outras preocupações para garantir a segurança da população paraense que estará torcendo para o seu time do coração nos períodos do campeonato e em outros jogos.

A novidade é o novo estádio olímpico do Pará, que recentemente recebeu a visita de cortesia do Comandente-Geral do CBMPA e já deixou uma primeira boa impressão e expectativas de pioneirismo no Brasil.

“Nós estivemos no Mangueirão fazendo uma visita de cortesia e o Mangueirão será realmente um dos estádios mais modernos do Brasil. Não só pela questão de tecnologia, mas a questão de segurança para o público. As exigências que o Corpo de Bombeiros Militar apresentou ao Governo do Estado, principalmente à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDOP), estão sendo cumpridas. Então para nós é de fundamental importância, porque isso facilita o serviço da Corporação e facilita o servir dos outros órgãos e também vai fazer com que a população se sinta mais segura e bem acomodada dentro do estádio. É um estádio bonito e eu tenho certeza que a população vai gostar do que vai ver.” Finalizou o Coronel Hayman.

Corpo de Bombeiros Militar do Pará, desde 1882 salvando vidas!