2º aniversário do 17º GBM e implantação do PEV – Pólo Vigia
Publicado: 28 de agosto de 2017 - Hora: 21:45

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. 2º aniversário do 17º GBM e...
2º aniversário do 17º GBM e implantação do PEV – Pólo Vigia

Nesta segunda-feira, 28, o Quartel do 17º Grupamento Bombeiro Militar (GBM) realizou cerimônia de implantação do polo do Programa Escola da Vida (PEV) e também comemorou dois anos de criação da unidade no município de Vigia. O evento foi realizado no auditório da Escola Técnica Estadual e contou com a presença de autoridades civis e militares.

“Hoje estamos realizando dois eventos importantes, que é o aniversário do 17º GBM e a implantação do PEV. O primeiro evento parabeniza os militares que trabalham no quartel de Vigia por salvar e proteger a população desta região neste dois anos de criação, e o segundo evento marca a implantação de um programa social que contribuirá para o resgate de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade”, comentou o comandante geral, coronel Zanelli Nascimento.

Durante o evento foi entregue para militares e autoridades, o diploma de reconhecimento de amigo do 17º GBM e lembranças simbólicas para as pessoas que contribuíram para as atividades operacionais e administrativas. “Estou profundamente emocionado em participar desta cerimônia e não poderíamos deixar passar de forma alguma esse momento, pois todos merecem ser homenageados pelo trabalho que desempenham. Este é o segundo aniversário de muitos que virão no quartel dos bombeiros de Vigia de Nazaré”, enfatizou o comandante do 17º GBM, tenente coronel Elias Rocha.

Após o término do evento, no auditório da Escola Técnica, todos os participantes foram conhecer o espaço onde irá funcionar o Programa Escola da Vida, polo Vigia de Nazaré. O local fica próximo da PA-140. O aluno do PEV, Thiago Siqueira Cardoso, de 14 anos, estava ansioso para conhecer o espaço onde serão realizadas as aulas do programa social. “Eu espero que o PEV me ajude a ter mais disciplina, me incentive a melhorar os meus estudos e ter mais respeito com as outras pessoas”.

O município de Vigia recebeu o 17º Grupamento Bombeiro Militar no ano de 2015. A unidade atende as ocorrências locais e das regiões vizinhas, possui atualmente um trem de socorro equipado para atender ocorrências de incêndio; salvamento em altura, terrestre e marítimo e presta atendimento pré-hospitalar e de traumas em geral. Dispõe de viatura tipo: Auto Bomba Tanque, Auto rápido, Unidade Resgate e equipamentos operacionais. A unidade conta com um efetivo de 46 bombeiros, especialistas nas diversas áreas de atuação da corporação. Também conta com o serviço na área de prevenção, com equipes para vistorias por meio da seção de atividades técnicas.

Com esta nova unidade, o Programa Escola da Vida chega a 24 polos instalados em todo o Estado. O PEV de Vigia contará com instruções nas mais diversas áreas de prevenções: Primeiros socorros, prevenção de incêndios, acidentes do lar e marítimos e ainda palestras – que têm o intuito de disseminar o não uso de drogas – e ainda educação inclusiva. Começará com 100 alunos matriculados e divididos em dois turnos, entre meninos e meninas, com as instruções supervisionadas pelo comandante e subcomandante do 17º GBM, e ainda contará com a parceria da prefeitura local; secretarias; Câmara Municipal e da Empresa Ecomar.

Por Ascom CBMPA

Skip to content