PROGRAMA ESCOLA DA VIDA: PÓLO ICUÍ-GUAJARÁ, MARITUBA E BENGUI CELEBRAM O FIM DO ANO LETIVO 2023
Publicado: 21 de dezembro de 2023 - Hora: 16:44

5. PROGRAMA ESCOLA DA VIDA: PÓLO ICUÍ-GUAJARÁ,...

Está acontecendo, desde o dia 09 de dezembro, o encerramento do ano letivo dos alunos do Programa Escola da Vida (PEV) dos pólos Icuí-Guajará, Marituba e Bengui. Os eventos ocorreram nas Usinas da Paz do Icuí-Guajará, Bengui e do bairro Nova União e finalizaram na última segunda-feira (18). Representantes governamentais estiveram presentes nas ocasiões. A Dra. Alessandra Amaral, secretária adjunta da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania do Pará (SEAC), esteve presente no encerramento do pólo Marituba.

O ano letivo de 2023 teve início em abril e contou com 328 horas/aulas divididas em 19 disciplinas de atividades bombeiro militar e defesa civil em diversas áreas, como: meio ambiente, saúde, esporte e lazer. O projeto visa proporcionar ações socioeducativas que certifiquem um espaço de construção e promoção da cidadania a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, estando presente em sete Usinas da Paz da região metropolitana de Belém. Em Marituba, o curso formou 19 alunos. No Icuí-Guajará, foram 28 concluintes. Já no bairro do Bengui, se formaram 30 alunos. Ao todo, em todos os pólos, o PEV formou 207 crianças e adolescentes.

A 1° Tenente RRCONV Miréia Cafezakis Moutinho, coordenadora geral do PEV, expressou:

“Finalizamos hoje o ano letivo e quero agradecer aos nossos alunos por terem estado conosco nesses dez meses, pelo carinho, participação e comprometimento com as aulas e tudo o que foi repassado”.

O coordenador do pólo Icuí, Subtenente RRCONV Ricard Jones, falou sobre sua satislação em finalizar mais um ano letivo:

“É um imenso prazer estar como coordenador do pólo Icuí-Guajará. O PEV trabalha na formação de caráter de cidadãos compromissados com suas funções sociais. O CBMPA colabora diretamente para isso. Estou muito feliz e grato por todos os envolvidos que fizeram o programa acontecer até aqui”.

O 3° Sargento RRCONV Gilberto de Moraes Pantoja, coordenador do polo de Marituba, discursou:

“Só tenho a agradecer aos pais que confiaram a mim a responsabilidade sob o filho de vocês, e também a todos que colaboraram e apoiaram nosso projeto durante esse ano. Que Deus acompanhe vocês e suas famílias onde estiverem.”

João Gabriel Santos, coordenador Usina da Paz do Icuí-Guajará, também expressou sua emoção na ocasião:

“Esse é um momento de festa, nossos alunos tiveram uma jornada brilhante. Passa um filme na minha cabeça, pois também já fui aluno do PEV e nunca imaginei estar recebendo o projeto que fiz parte. O PEV me proporcionou ensinamentos que carrego até hoje. Aprendi sobre a organização militar, sobre dedicação, comprometimento, respeito e muito mais. Sem a dedicação da equipe e sem a participação da comunidade, esse projeto não seria possível. Deixo aqui minha gratidão”.

Os eventos contaram com apresentações de dança e coral. Os alunos do pólo Marituba fizeram uma demonstração de primeiros socorros. Já os do pólo Icuí-Guajará, elaboraram um grito de guerra para homenagear seus responsáveis e os militares da corporação. No Bengui, as crianças fizeram uma apresentação teatral sobre o nascimento do menino Jesus. O evento foi finalizado com a entrega dos certificados de conclusão.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil valorizam os laços construídos com a comunidade através de programas sociais como o PEV, e parabenizam os 207 alunos formados em 2023, que todos os conhecimentos adquiridos sejam aplicados com excelência o dia a dia de cada um.