PRAIA DE AJURUTEUA, EM BRAGANÇA, TAMBÉM CONTA COM PROTEÇÃO BALNEÁRIA POR GUARDA-VIDAS
Publicado: 2 de agosto de 2021 - Hora: 08:50

5. PRAIA DE AJURUTEUA, EM BRAGANÇA, TAMBÉM...

A praia de Ajuruteua, distante aproximadamente 40 km do núcleo urbano da cidade de Bragança, a “Pérola do Caeté”, também faz parte do rol de balneários que, todos os anos, por ocasião do desenvolvimento da Operação Verão, recebe o serviço de proteção por Guarda-vidas, prestado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
O balneário é responsabilidade do 24⁰ Grupamento Bombeiro Militar (24⁰ GBM/Bragança), que este ano conta com 18 BM’s Guarda-vidas para assegurar a segurança dos veranistas que procuram pela bela praia de Ajuruteua.
Logo na chegada ao balneário, equipes da Defesa Civil do Estado, juntamente com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Bragança, realizam abordagem aos veranistas, repassando dicas para uma diversão segura na praia e efetuando a identificação das crianças com pulseirinhas onde são colocados o nome do menor e o telefone de contato de um responsável.
O 1⁰ Sargento BM Adalberto, Chefe da equipe de técnicos da Defesa Civil do Estado na praia de Ajuruteua narra como se desenvolve a ação: “logo na chegada dos ônibus de piqueniques nós já fazemos a abordagem às pessoas que estão com crianças, para que as mesmas se dirijam à nossa barraca para receberem as pulseirinhas de identificação. É interessante perceber que pais ou responsáveis são receptivos à nossa abordagem, o que nos leva a deduzir que há uma preocupação das pessoas em se divertirem com segurança e responsabilidade”.
Já o comando dos Guarda-vidas está a cargo do Major QOBM Diego Rodrigues, que também é o Subcomandante do 24⁰ GBM. O Oficial relata que o serviço vem transcorrendo dentro da normalidade: “até o momento a Operação Verão vem se mostrando tranquila em Ajuruteua; o nosso maior índice de ocorrências tem relação com os acidentes com animais marinhos, como águas-vivas e peixes de pequeno porte, que possuem um esporão que acarreta em uma lesão perfuro-contuso. Também registramos algumas ocorrências com crianças perdidas, mas podemos pontuar nossa atuação como dentro da normalidade”.