PEV, PREVENIR PARA SALVAR
Publicado: 8 de maio de 2023 - Hora: 17:33

5. PEV, PREVENIR PARA SALVAR
PEV, PREVENIR PARA SALVAR

A 13.722/18 (Lei Lucas) é uma Lei Federal em vigor desde 2018, que obriga escolas públicas ou privadas, bem como estabelecimentos de recreação infantil, a terem seus profissionais preparados e capacitados em noções de primeiros socorros, com o objetivo de garantir a segurança do público infantojuvenil. Neste intuito, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, por meio do Programa Escola da Vida (PEV), que faz parte do rol de atribuições da corporação como ação de política pública e está vinculado ao Programa Territórios pela Paz (Terpaz), tomaram a iniciativa de gerar um produto a mais às comunidades atendidas pelo programa, através da disponibilidade da equipe técnica de cada uma das sete Usinas da Região Metropolitana de Belém, para treinamentos semanais referentes à lei.

A ideia é capacitar os profissionais que trabalham nas Usinas da Paz e disponibilizar os treinamentos, também, às instituições de ensino dos arredores. Esta atividade funcionará todas as sextas-feiras e será iniciada com aulas de procedimentos para desobstrução de vias aéreas que tenham sofrido Obstrução de Vias Aéreas por Corpos Estranhos (OVACE), proporcionando aos participantes da palestra, noções básicas e vivências sobre a forma correta de atuação em casos de primeiros socorros de OVACE, para atender os requisitos da “Lei Lucas”.

A 1ª Tenente RRCONV Miréia Cafezakis Moutinho, Coordenadora do Programa Escola da Vida (PEV), destaca:

“Como qualquer atividade de ensino, essa formação continuada tem que acontecer. A nossa intenção, através do PEV é multiplicar o conhecimento, levando as orientações dos Bombeiros à sociedade para gerar segurança.”

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil reforçam os grandes benefícios da implementação da Lei Lucas nas instituições educacionais que tem como foco o público infantojuvenil, para que qualquer incidente que possa acontecer e que precise de primeiros socorros não se transforme em uma tragédia. É necessário que os conhecimentos básicos desta Lei sejam amplamente divulgadas.

CBMPA, vidas alheias, riquezas salvar!

Texto: Ascom do CBMPA.