PASSAGEM DE COMANDO DO 1° GBM/ CREMAÇÃO-BELÉM
Publicado: 21 de fevereiro de 2019 - Hora: 15:26

5. PASSAGEM DE COMANDO DO 1° GBM/...
PASSAGEM DE COMANDO DO 1° GBM/ CREMAÇÃO-BELÉM

Na ultima quarta-feira (20), foi realizada a cerimônia de transmissão do cargo de comandante do 1° Grupamento Bombeiro Militar, localizado no bairro de Cremação em Belém. Deixa o cargo TCel QOBM Eduardo Alves dos Santo Neto e assume o comando o TCel QOBM Roberto Carlos Pamplona da Silva.

O 1º Grupamento de Bombeiros Militar (1°GBM) foi criado no dia 20 de junho de 1974 por força da Lei Estadual nº 4.251 que dispõe sobre a organização básica da Polícia Militar, que estrutura no Comando do Corpo de Bombeiros o 1º Grupamento de Incêndio. Funcionando nas instalações do Comando Geral, situado à rua João Diogo, no bairro do Comércio.

O 1º Grupamento de Incêndio passou a se chamar 1º Grupamento de Bombeiros Militar por força de uma determinação publicada no Boletim Geral da Corporação nº 222 de 15 de dezembro de 1999. Além de combater incêndios e efetuar buscas e salvamentos, o 1º GBM abraça como missão, o Projeto Escola da Vida, que foi criada no âmbito da Corporação, no dia 01 de abril de 1993 pelo até então Comandante do 1º GI, Ten Cel QOBM Raimundo Alexandre do Nascimento.

PRESENÇA DE AUTORIDADES – No evento, esteve presente o  Subcomandante Geral do CBMPA, o Coronel QOBM  Alexandre Costa do Nascimento, que recebeu as honras regulamentares e foi apresentado a tropa pelo Major QOBM Arteaga.

O NOVO COMANDANTE  –  Ao assumir o cargo de Comandante do 1°Grupamento Bombeiro Militar (Cremação/Belém) do CBMPA, o Tenente Coronel BM Roberto, exercia a função de Chefe de Gabinete do CBMPA. O Tenente Coronel BM Roberto incorporou às fileiras do CBMPA em 05 de ferreiro de 1995, no Curso de Formação de  Oficiais.

O novo comandante do 1° GBM possui formação em Direito e se destacou como primeiro colocado nos curso de Atendimento Pré-Hospitalar, Perícia de Incêndio e Aperfeiçoamento de Oficiais.

Por: Carla Renata Cruz

Fotos: Sargento BM Silva / Cabo BM Barreto