Palestra sobre Chefia e Liderança com Tomada de Decisão
Publicado: 17 de maio de 2019 - Hora: 13:55

5. Palestra sobre Chefia e Liderança com...
Palestra sobre Chefia e Liderança com Tomada de Decisão

Nesta sexta-feira (10), ocorreu no auditório do quartel do Comando Geral, a palestra do Coronel Bombeiro Militar Reserva Remunerada Hilberto, ex Comandante Geral da corporação, o evento faz parte do ciclo de palestras de líderes com trajetórias relevantes no CBMPA da disciplina Chefia e liderada e tomada de decisão, que tem como instrutor o Major QOBM Cezar. A disciplina mencionada faz parte da ementa do 3º Ano do Curso de formação de Oficiais Combatentes, que ao final do ano será finalizado e uma nova turma de oficiais combatentes do CBMPA estará pronta para servir à sociedade paraense.

Estiveram presentes na palestra o Subcomandante Geral do CBMPA, Coronel QOBM Alexandre Costa, Coronel QOBM Saulo Diretor de Pessoal e vários oficiais superiores de Belém, Ananindeua e Marituba, além dos 29 cadetes do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. O Coronel João Hilberto Souza de Figueiredo foi comandante geral do CBMPA entre 11 de maio de 2012 e 31 de dezembro de 2014, o mesmo relatou experiências da carreira e explanou acerca das características e atitudes que um líder deve executar ao longo de sua trajetória profissional, bem como dissertou sobre a evolução e histórico do CBMPA desde a sua entrada na corporação até a ida para a reserva remunerada.

Para o cadete Aleixo, adquirir conhecimentos acerca da liderança é essencial para executar a função de oficial da corporação, pois melhora em todos os aspectos as atividades desenvolvidas por pares, subordinados e superiores e, consequente, há um incremento na qualidade do serviço do CBMPA além de melhorar a harmonia no dia a dia do ambiente de trabalho e ouvir relatos de um oficial que possui grande relevância na história da corporação, que teve uma carreira exemplar, contribui de forma considerável para ser um bom líder.

A iniciativa de ampliar o que seria uma palestra ao CFO BM III para uma oportunidade aos oficiais superiores ampliarem a percepção enquanto líderes, foi proposta do instrutor da disciplina ao Coronel Alexandre Costa, chefe do Estado Maior Geral e Subcomandante que aceitou como conteúdo agregador, já que a necessidade de percepção de liderança perpassa por toda carreira enquanto oficiais Bombeiros Militares.