ORGÃOS DE SEGURANÇA PÚBLICA AVALIAM AS ÁREAS ATINGIDAS PELAS ENCHENTES EM MARABÁ
Publicado: 9 de janeiro de 2022 - Hora: 18:20

5. ORGÃOS DE SEGURANÇA PÚBLICA AVALIAM AS...

Na quarta-feira (05), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, por meio do Comandante Geral do CBMPA, Coronel Hayman Souza e o Coordenador Adjunto de Defesa Civil do Estado, Coronel Jaime Benjó, assim como o Secretário Regional de Governo em Marabá, João Chamon Neto, o Vice-Prefeito de Marabá, Luciano Dias, o Comandante do CPR II, Coronel PM Daivyd Sarah e o Comandante do 5º GBM – Marabá, Major Marcos Felipe Galúcio, se reuniram para tratativas preliminares, a fim de avaliar a situação das enchentes dos Rios Tocantins e Itacaiúnas, que vêm ocorrendo no município, traçando estratégias de mitigação de danos e de apoio às famílias atingidas. Neste ato foi instalado o Gabinete de Crise, tendo à frente o Coordenador Estadual de Defesa Civil e contará com a participação do Exército Brasileiro, através da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.

Já na quinta (06), os integrantes dos Órgãos de Segurança Pública realizaram um sobrevoo nas áreas atingidas, ao longo dos rios Itacaiúnas e Tocantins, da área urbana de Marabá até a barragem da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. O objetivo foi realizar levantamentos fotográficos para uma avaliação mais detalhada sobre a subida dos níveis dos rios, para que associada às informações oficiais sobre a cota máxima prevista para os rios locais nos próximos dias, seja elaborado um plano de ação visando mitigar os efeitos de tal enchente, com isso, reduzindo ao máximo os problemas aos moradores da região.

No sobrevoo realizado em aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública(GRAESP), as equipes dos Órgãos de Segurança verificaram in loco o cenário e os locais que se encontram em situação de emergência. Reuniões foram realizadas por técnicos da Defesa Civil Estadual e Municipal, juntamente com órgãos envolvidos para tentar minimizar os problemas, providenciando a ajuda humanitária e avaliando também a possibilidade da construção de mais abrigos para os que se encontram desabrigados.

Na sexta-feira (07), os órgãos integrantes da força tarefa se reuniram com Prefeito Tião Miranda para detalhar estratégias de atendimento quanto à distribuição de 2.500 kits de ajuda humanitária, destinados às famílias atingidas pelas enchentes.

5ª Seção do EMG/ASCOM CBMPA.

Fotos: 2º SGT BM Carlos Cesar/CB BM Barahuna.