OPERAÇÃO VERÃO 2020: CBMPA PRIORIZA SEGURANÇA E PREVENÇÃO NO PRIMEIRO DIA DE OPERAÇÃO
Publicado: 4 de julho de 2020 - Hora: 21:36

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. OPERAÇÃO VERÃO 2020: CBMPA PRIORIZA SEGURANÇA...
OPERAÇÃO VERÃO 2020: CBMPA PRIORIZA SEGURANÇA E PREVENÇÃO NO PRIMEIRO DIA DE OPERAÇÃO

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, iniciaram este final de semana, a prevenção nas praias e balneários da Operação verão 2020, com o tema: “Operação Verão Seguro: saúde, segurança e responsabilidade por todo o Pará”, atuando com mais de 800 bombeiros militares e abrangendo 49 municípios, ressaltando que os Técnicos da Defesa Civil Estadual, já estão atuando desde o último final de semana (26 a 28 de junho). A ação visa garantir a segurança de veranistas em praias e balneários no período das férias de julho. Neste ano, a operação também pretende evitar aglomerações e atuar para cumprir decretos municipais no sentido de evitar a proliferação do novo coronavírus. As restrições serão estabelecidas pelos próprios municípios.

O CBMPA, atuou neste sábado (04), em duas frentes de ação, em áreas onde as praias estão liberadas para o banho, como a região do nordeste paraense. Em Salinópolis, os Guarda-vidas, orientaram o fluxo reduzido de banhistas, em conjunto a Defesa Civil Estadual fazendo cumprir o horário estabelecido pelo decreto estadual. Nas barreiras de Santa Maria uma viatura de salvamento e uma de resgate, com especialistas na área de primeiros socorros e salvamento veicular, bem como na barreira de Santa Luzia uma guarnição para possíveis atendimentos.

Nas regiões aonde as praias não foram liberadas, não houve a prevenção por Guarda-vidas, o CBMPA atuou no serviço de orientação, como as praias do Distrito de Icoaraci e Outeiro, onde foram efetuadas abordagens aos poucos banhistas que se deslocaram até à ilha, com o apoio da Defesa Civil Estadual, Polícia Militar e Guarda Municipal.
As praias do Distrito de Icoaraci, à 20 km e do Distrito de Caratateua (Outeiro) 30 km da capital, uma das praias mais frequentadas o ano inteiro por banhistas e turistas continuam fechadas cumprindo o decreto Municipal de medidas para conter o avanço da covid 19. Segundo a Tenente Coronel Flávia Zell, comandante do 26° Grupamento Bombeiro Militar/Icoaraci, o planejamento foi elaborado para atender o decreto municipal. “Estamos trabalhando com dois planejamentos, o sazonal com os Guarda-vidas, e neste primeiro final de semana, não há prevenção por Guarda-vidas, nossos militares estão atuando na orientação aos banhistas que se deslocaram até as praias da ilha, que ainda estão vetadas para o banho, pelo decreto municipal.”

Segundo o Comando Operacional, neste sábado (04), houve atendimentos sem gravidade, ressaltando que não foi registrada nenhuma ocorrência de afogamento fatal nas áreas atendidas pelo CBMPA.

ASCOMCBMPA

Skip to content