Operação Verão 2019: Bombeiros fazem prevenção na Corrida do Sal em Salinópolis
Publicado: 27 de julho de 2019 - Hora: 18:41

5. Operação Verão 2019: Bombeiros fazem prevenção...
Operação Verão 2019: Bombeiros fazem prevenção na Corrida do Sal em Salinópolis

Na manhã deste sábado (27), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) realizaram no município de Salinópolis, mesorregião do Salgado Paraense, ações de prevenção da Operação Verão 2019. Logo nas primeiras horas do dia, ocorreu a tradicional Corrida do Sal, em sua 16° edição. A concentração do evento esportivo foi na Praia do Maçarico, onde foi dada a largada com chegada no mesmo local, num percurso de 8 km. A prova teve início às 6 horas da manhã, com aproximadamente 1.500 atletas confirmados no evento. Os militares do quartel de Salinópolis montaram um ponto de apoio com uma viatura de combate a incêndio e uma de resgate.

De acordo com o Tenente-Coronel Farias, 30 a 35 militares entre oficiais e praças (ativos e da reserva) participaram desta edição; alguns vieram com a intenção de fazer a prevenção e outros com o intuito de fazer a manutenção (preparação física), que é primordial para os serviços do CBMPA. Segundo a Cabo Leão, a parte mais complicada do evento foi a dificuldade que os atletas enfrentaram ao subir em trechos íngremes, mas tirando esse fato, a programação foi maravilhosa e a mesma está se preparando para participar no ano que vem.

“Esse ano foi diferente, houve uma mudança logo no início que não favoreceu os atletas, pois no caminho haviam muitas curvas, porém, o clima ajudou bastante na corrida e agradeço a Deus pela minha colocação na competição.” disse a Cabo Adriana, que levou o 3° lugar na categoria feminina. O Cadete Padilha contou que foi sua primeira participação no evento, e que também sentiu dificuldades na subida em alguns trajetos, mas que foi gratificante e que participará mais uma vez na próxima edição. Após a corrida, a viatura de incêndio fez o tradicional banho dos atletas, um dos grandes símbolos do evento.

220 crianças e adolescentes do Programa Escola da Vida do CBMPA, de 5 pólos diferentes, seguiram uma programação de atividades esportivas, de recreação e de conscientização sócioeducativo e ambiental. A Defesa Civil do Estado esteve presente realizando pesquisa e levantamentos de áreas de riscos com utilização de drone nas praias de Salinópolis, e também no município de Bragança. Além dessa ação, a CEDEC realizou serviços de primeiros socorros e orientações sobre prevenção. Infelizmente, foi registrado uma ocorrência de óbito durante um dos trechos da corrida, às 06h44. Evandro Chagas, de 50 anos, passou mal perto da linha de chegada. O senhor ainda recebeu os primeiros socorros feitos pelos militares mas não resistiu e veio a óbito.

Fotos: Cabo Barreto / Cabo Camilo