Operação Verão 2019: Barcarena recebe prevenção do Corpo de Bombeiros
Publicado: 28 de julho de 2019 - Hora: 18:27

5. Operação Verão 2019: Barcarena recebe prevenção...
Operação Verão 2019: Barcarena recebe prevenção do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará, neste domingo (28), atuou no município de Barcarena através da Operacão Verão 2019, que vem trazendo segurança, tranquilidade e prevenção aos banhistas durante toda essa época de férias. O CBMPA empregou seu efetivo de guarda-vidas nas praias de Sirituba, Cuipiranga, Itupanema, Conde, Fazendinha e Caripi, tendo em vista o crescente número de pessoas que procuram as praias do município devido a sua biodiversidade para lazer e também devido a proteção feita pelos órgãos que estão atuando nessa prevenção balneária. Nessa ação, foram confeccionadas e implementadas placas de orientações nas praias (modelo Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA) informando aos banhistas os principais pontos de perigos, visando sempre a segurança e vida dos mesmos nesses locais.

Os bombeiros atuam no Circuito Verão 2019, evento esse que atrai milhares de pessoas pela logística empregada, além de apresentações de bandas regionais e nacionais. Foi montada uma guarnição com 3 viaturas para atender o grande público que vem apreciar essas apresentações que acontecem na orla de Caripi na sexta, sábado e domingo, o que demanda uma atenção redobrada dos bombeiros em virtude do local que envolve a programação. Outro fator relevante a ser destacado, é o deslocamento de uma viatura dos bombeiros em pontos estratégicos no município, que tem o intuito de otimizar o atendimento a possíveis vítimas de acidentes automobilísticos e outras ocorrências onde se possa fazer necessária a atuação do CBMPA.

A Defesa Civil Estadual (CEDEC) também esteve presente nas praias do Caripi (Barcarena) e Beja (Abaetetuba) realizando o serviço preventivo e de orientação aos vários ônibus de excursão que chegavam ao local, no trapiche e também nas barracas alocadas por toda a nova orla de Caripi. As ocorrências registradas foram de criancas perdidas, cortes cutâneos, e de uma vítima de agressão, no qual a mesma se encontrava com suspeita de fratura nos membros superiores; logo foi transportada para um centro especializado. As ações planejadas pelos militares de Barcarena visam indubitavelmente atender às demandas de segurança dos munícipes barcarenses e ao público visitante, prestando um serviço que leve em consideração a valorização da vida em toda sua amplidade.