OPERAÇÃO FESTAS SEGURAS E RECESSO ESCOLAR
Publicado: 2 de janeiro de 2023 - Hora: 17:37

5. OPERAÇÃO FESTAS SEGURAS E RECESSO ESCOLAR
OPERAÇÃO FESTAS SEGURAS E RECESSO ESCOLAR

O intenso movimento do último final de semana, nas rodovias e balneários, foi correspondido à altura pelo efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) através da operação “festas seguras e recesso escolar”.

Com o intuito de intensificar as ações prevencionais nos principais destinos do público paraense para o reveillon 2023, as guarnições foram sistematicamente deslocadas aos pontos mais movimentados para garantir a segurança. A operação faz parte das ações traçadas para ofertar maior tranquilidade à população que procura diversão na virada do ano.

“A operação foi planejada junto ao Comando Operacional (COP) que atendeu a todas as nossas demandas para que a gente pudesse estar fazendo uma operação grande no Distrito de Salinópolis. Estamos recebendo um efetivo total de aproximadamente 60 militares empregados tanto na proteção balneária (como guarda-vidas e socorristas), quanto na operação estrada (militares que são empregados em viaturas, dando suporte tanto na praia como no entorno).” Explica o Major QOBM Marcus Veloso, Subcomandante do 13º Grupamento Bombeiro Militar/Salinópolis.

Dentre as principais ocorrências registradas estão os acidêntes por animais aquáticos, acidentes por objetos cortantes, curativos, fratura/luxação, mal súbito, pessoas alcolizadas, pessoas feridas, transporte de emergência e localização de crianças perdidas. Segundo dados estatísticos do COP, os balneários mais frequentados pelo público foram Salinópolis, Mosqueiro, Marapanim e Barcarena. Ao todo foram quase 200 atendimentos entre resgate e salvamento além das mais de 2.000 adivertências e orientações aos banhistas. Foram também distribuídas 567 pulseiras de identificação infantil para reforçar os cuidados dos pais e/ou responsáveis com seus menores.

O CBMPA e CEDEC também atuaram em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas estradas das principais vias de trânsito para garantir que as leis sejam respeitadas em prol da segurança pública.

CBMPA, desde 1882 salvando vidas!