Operação Fênix segue combatendo queimadas em Novo Progresso e Marabá
Publicado: 18 de setembro de 2019 - Hora: 13:15

5. Operação Fênix segue combatendo queimadas em...
Operação Fênix segue combatendo queimadas em Novo Progresso e Marabá

No início desta semana, a Operação Fênix avançou positivamente no município de Novo Progresso. O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e o Exército Brasileiro se deslocaram pela manhã até uma localidade, a 36 Km de Novo Progresso e 1h20min de tempo aproximado. A Guarnição chegou no local e se deparou com vários focos de incêndios sem risco, e um deles se propagava rápido devido aos ventos fortes, tendo o risco de atingir uma mata próxima, sendo debelado logo em seguida.

No início da tarde, a Guarnição se deslocou para a Fazenda Água Viva, para conter um incêndio de média proporção que se alastrava em área de mata virgem. O mesmo foi contido pela guarnição e assim, tiveram êxito na missão. Pelo período da noite, os militares se deslocaram até um local a 20 Km de Novo Progresso e 35min de tempo aproximado, para conter um incêndio de média proporção que se alastrava em área de cerrado. As chamas estavam subindo a serra, quando a guarnição conseguiu conter o incêndio.

Nesta terça-feira (17), a guarnição se deslocou até outro perímetro, a uns 40 Km de Novo Progresso e 1h de tempo aproximado, para conter novos focos que se espalhavam por uma fazenda particular. Ao chegar no local, foi feito um aceiro para que o fogo não progredisse em direção à mata virgem.

Nesta quarta-feira (18), a guarnição se deslocou para uma fazenda a uns 30 Km de Novo Progresso e 45min de tempo aproximado. Ao chegar no local de fazenda particular, o fogo já tinha sido controlado.

Marabá

Bombeiros Militares, continuam no combate das queimadas nas regiões de mata em Marabá. Na última segunda-feira (16), no bairro Bom Jesus, à 8 Km da Unidade Bombeiro Militar do município, uma guarnição realizou combates de focos de calor em uma área ampla de vegetação, aproximadamente 1.600 metros quadrados. As chamas foram controladas, evitando danos maiores na região.

Na tarde de terça-feira (17), a guarnição foi acionada para combater à um incêndio, em uma terreno particular. As chamas estavam atingindo uma área de 400 metros quadrados. Militares usaram técnicas de combate à incêndios florestais, reduzindo perdas maiores à propriedade.