OPERAÇÃO FÊNIX: PARÁ REDUZ EM 65% OS FOCOS DE CALOR EM SETEMBRO
Publicado: 4 de outubro de 2021 - Hora: 10:51

OPERAÇÃO FÊNIX: PARÁ REDUZ EM 65% OS FOCOS DE CALOR EM SETEMBRO

 

A atuação do Corpo de Bombeiros do Pará, por meio da terceira edição da Operação Fênix deste ano, ajudou a reduzir em 65% os focos de calor no mês de setembro. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (1°), um marco histórico no combate a incêndios florestais em todo Estado.

A 3ª edição desta operação, que acontece desde 2019, realiza o combate a incêndios florestais na Amazônia nos principais epicentros de focos de calor no estado: as regiões sul e sudeste do Pará.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE- BDQUEIMADAS, durante esse tempo, houve a diminuição do desmatamento nestas áreas. Retirando o Pará do topo da lista dos que mais desmatam no país Em setembro deste ano, o Estado teve 3.828 focos de calor. Uma queda de 65%, ao comparar com os 10.876 focos do mesmo mês do ano passado, uma redução de 65%.

Almejando atuar de forma integrada o Governo Estadual instituiu a Força Estadual de Combate ao Desmatamento no Estado do Pará, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMAS, que integra o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, entre outros órgão de controle ambiental e da Segurança Pública. A Operação Fênix tem a missão de contribuir para proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente, garantindo a prestação do serviço Bombeiro Militar e de Proteção Ambiental e Defesa Civil.

ASCOMCBMPA

TEXTO: SGT BM BARRETO E VC LEONARDO CARVALHO
FOTOS: ARQUIVO ASCOMCBMPA

Skip to content