“OPERAÇÃO FÊNIX” ATUA NO COMBATE A FOCOS DE CALOR EM NOVO PROGRESSO
Publicado: 10 de setembro de 2019 - Hora: 12:45

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. “OPERAÇÃO FÊNIX” ATUA NO COMBATE A...
“OPERAÇÃO FÊNIX” ATUA NO COMBATE A FOCOS DE CALOR EM NOVO PROGRESSO

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará tem atuado com persistência no combate a incêndios e focos de calor na “Operação Fênix” no município de Novo Progresso. Do dia 05 a 08 deste mês, a operação atendeu a 4 ocorrências entre denúncias de incêndio e focos de calor em áreas de vegetação.  A Operação também esteve em São Félix do Xingu e Redenção.

Ao todo, foram aproximadamente 8 focos de calor, inclusive no Assentamento Nossa Terra e Fazenda Tarumã. Focos de calor, diferentemente dos focos de incêndios e queimadas, são casos em que não há a presença de fogo, e comumente são produzidos por restos de materiais que produzem calor em excesso, como vidro e metais, e em outros casos por condições climáticas extremas, que favorecem o aparecimento de incêndios  podendo ser detectados por equipamento específico ou satélites que fazem alertas aos órgãos responsáveis por controlar a situação. 

A atuação da “Operação Fênix” na prevenção de focos de calor que podem produzir incêndios é fundamental para atenuar a situação que se instalou e provocou alerta nos principais órgãos de proteção ambiental, dentro e fora do país, além de diminuir as chances de degradação do meio-ambiente e o clima nessas regiões.

 

ASCOM CBMPA

Skip to content