“Operação Círio 2019” corpo de bombeiros organiza ações para as Romarias
Publicado: 9 de outubro de 2019 - Hora: 20:11

5. “Operação Círio 2019” corpo de bombeiros...
“Operação Círio 2019” corpo de bombeiros organiza ações para as Romarias

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará, através do Comando Operacional-COP, está em mais um ano trabalhando para à prevenção e segurança dos romeiros na maior festa paraense, que é o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. O CBMPA irá disponibilizar 800 Militares e 104 viaturas para atuarem de forma prevencional ao longo de todas as romarias.

A Operação Círio acontecerá do dia 08 à 28/10, porém as ações do Corpo de Bombeiros já iniciaram-se há duas semanas, com a proteção e assistência aos romeiros que caminham ao longo da BR 316, no apoio juntamente com os órgãos dos municípios que agregam nesta ação.

Romarias

O Comandante Operacional Coronel Pinheiro, realçou o trajeto que a corporação irá afirmar nesta Operação:

Sexta-feira 11/10 Romaria dos Rodoviários, equivalente à 50 km, a procissão será dividida em trajetos: Belém, Unama e Ananindeua. Estarão disponíveis 3 veículos no comboio e mais 6 viaturas.

Sábado 12/10, é o dia de romarias em que mais o Corpo de Bombeiros irá atuar, inicia-se com a finalização do trajeto dos rodoviários, que parte da Igreja Matriz de Ananindeua com destino ao Trapiche de Icoaraci, onde militares já estarão fazendo a prevenção na Orla do Distrito.

Em seguida, a Romaria Fluvial, o CBMPA estará atuando com 60 militares e 11 embarcações (lanchas e motos aquáticas) junto ao apoio da Capitania dos Portos. Ao longo do Trajeto, terão 3 postos de atendimentos pré-hospitalar, tendo uma grande referência para a Balsa do Exército e o apoio do Grupamento Fluvial-GFLU, com um comando médico mais expressivo. Chegando à Escadinha do Cais do Porto na Estação das Docas, estarão empregados 21 Bombeiros para a prevenção da área.

Logo após, a Motoromaria, estará com um efetivo de 40 militares, 6 motocicletas, 4 equipamentos portáteis de combate a incêndio e 20 aparelhos extintores fazendo a proteção de todas as figura automobilísticas que estarão participando da romaria.

Na Trasladação, para este evento o Corpo de Bombeiros estará atuando com 200 homens ao longo do trajeto e 16 posto de atendimentos médicos

No domingo 13/10 a principal romaria da quadra nazarena o Círio, a corporação vai atuar com 250 militares, 12 viaturas, 4 unidades de resgate e além de equipamentos que já são rotineiros do percurso. Na área médica, serão distribuídos 21 postos de atendimentos pré-hospitalar, desde a Igreja da Sé até a chegada na Basílica Santuário. Todos as guarnições bem disposta para sempre disponibilizar um bom serviço à sociedade e principalmente em uma das maiores manifestações religiosa do mundo que é o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

E este ano foi feito um trabalho diferencial, haverá nas duas principais procissões um “Comando Médico” dirigido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que vai agregar todas as agências como: Secretaria Estadual de Saúde-SESPA, Defesa Civil Municipal, Hospital da Aeronáutica que disponibilizou sua base para o atendimento mais emergencial, SAMU e dentre outras. Então foi feita uma força tarefa para poder atender como maior atenção a todos que necessitarem de auxílios médicos ao longo das procissões. E ainda o Centro Integrado de Comando e Controle da SEGUP, estabelecido na praça do CAN, irá congregar as principais agências de segurança como o CBMPA, para o controle de acidentes e também sobretudo na gestão do evento. O funcionamento partirá de câmeras instaladas em vários pontos estratégicos e imagens via celular para a mobilidade, esses conteúdos serão disponibilizados em várias telas da sala de monitoramento. Tudo para aprimorar ainda mais a segurança dos romeiros.

Texto: Brenda Duarte

Fotos: Isaac Amoras