Operação Carnaval na Paz: Bombeiros reforçam segurança em Barcarena e Mosqueiro
Publicado: 4 de março de 2019 - Hora: 15:37

5. Operação Carnaval na Paz: Bombeiros reforçam...
Operação Carnaval na Paz: Bombeiros reforçam segurança em Barcarena e Mosqueiro

Os primeiros dias da Operação Carnaval na Paz 2019 foram marcados por muita tranquilidade. No inicio do feriado prolongado os militares do Corpo de Bombeiros realizaram trabalho de  prevenção com guarda vidas, primeiros socorros, atendimento pré-hospitalar e resgate rodoviário nos municípios do interior do Estado.

No último sábado, dia 02, os militares estiveram empenhados nos serviços de prevenção, atuando com orientações aos banhistas, assim como, a realização de atendimento de primeiros socorros.

Nas Praias, localizadas no município de Barcarena, o fim de semana de Carnaval ocorreu de forma tranquila, segundo informações do Tenente Maués. Os guarda vidas do Corpo de Bombeiros atuaram nas praias de Caripi, 09; Conde, 04; Cuipiranga, 03 e Sirituba, 03, totalizando 19 militares, para atender e prevenir os banhistas de qualquer tipo de acidente.

Carnabarcarena

E a folia não ficou somente nas areias da praia, pois no sábado (03) a noite os brincantes se divertiram no tradicional “Carnabarcarena”. Para o Comandante da Operação, 1° Tenente BM Edilson Marques Maués, o evento contou com um efetivo de 09 militares, distribuídos da seguinte maneira: uma dupla em cada viatura, e os demais em ronda no circuito do evento.

Foram repassadas dicas de prevenção e cuidado com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, cuidados com crianças  aos brincantes, haja vista que o evento é muito frequentado por famílias.

O corredor da folia estava bem movimentado, com um publico estimado em aproximadamente 8.000 pessoas no primeiro dia (sexta feira 02/03), sendo registrada uma ocorrência de atropelamento por volta de 04h da manhã, sem gravidade, apenas escoriações leves, no segundo dia (sábado 03/03), o público aproximado foi de 3.500 pessoas, houveram dois transportes de paciente com suspeita de coma alcoólico, 03 orientações e 01 advertência.

Mosqueiro

Neste domingo, dia 03, na Ilha de Mosqueiro, a movimentação nas praias foi considerada baixa, de acordo com informações do Tenente Velasco, o efetivo escalado conta com 46 militares distribuídos nas prais da Baia do Sol, Paraíso, Marahu, Murubira, Chapéu Virado, Farol, Praia Grande e São Francisco.

Apesar da pouca movimentação de banhistas, os profissionais do Corpo de Bombeiros orientaram os pais sobre os cuidados com as crianças na praia, e também, alertaram sobre o excesso de bebidas alcoólicas. Dando dicas de segurança, como por exemplo, evitar nadar se afastando muito da faixa de areia.

De acordo com o Tenente Velasco, o efetivo conta com o apoio de duas (02) Unidades de Resgate, duas (02) embarcações: a Lancha LEME 09 e o Jet ski, para atenderem as ocorrências até os pontos mais afastados.

Já no corredor da folia, durante a  vistoria técnica das arquibancadas, com capacidade para aproximadamente quinhentas (500) pessoas, área vip e nas demais estruturas, se constatou algumas pendencias no que se refere a segurança, dessa forma tais espaços não foram liberadas para uso dos foliões, até que fossem feitas as devidas adequações, visando a segurança dos usuários.

“Recebemos a solicitação na última sexta-feira, do Ministério Público da vistoria das estruturas montadas para o desfile do Carnaval em Mosqueiro, porém , durante a vistoria, o Corpo de Bombeiros verificou que alguns itens de segurança tais como extintores, aterramento, sinalização de emergência, estavam pendentes, podendo haver risco eminente para as pessoas que fossem participar da festa, o evento esta liberado para acontecer, mas sem a utilização das estruturas,” afirmou o Major Heden Comandante do quartel de Mosqueiro.

No final, a arquibancada e área vip, foram interditadas, os organizadores do evento colocaram as mesas e cadeiras na calçada e o desfile ocorreu normalmente sem o uso das arquibancadas, porém a segurança de todos os presentes foi preservada.

Por: ASCOM CBMPA
Fotos: Sargento Silva