Militares do CBMPA participam de curso técnico de enfrentamento ao novo Coronavírus na Marinha do Brasil
Publicado: 9 de junho de 2020 - Hora: 13:05

5. Militares do CBMPA participam de curso...

Na manhã desta segunda-feira (08), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará participou do 1º dia do curso de combate à pandemia do novo coronavírus, o Covid-19, realizado pela Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica no 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas da Marinha do Brasil (2°BtlOpRib), bairro da Marambaia. Com a duração de 4 dias, o Estágio de Qualificação Técnica em Descontaminação Biológica tem o objetivo de qualificar militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares para o enfrentamento ao Coronavírus com atividades básicas de descontaminação biológica.

Nesta primeira ocasião focada em orientações teóricas, os militares puderam conhecer sobre as causas e os sintomas do vírus, além de suas peculiaridades e formas de prevenção. O curso faz parte das ações realizadas pelo Comando Conjunto Norte composto pela Marinha, Exército Brasileiro e Força Aérea, objetivando o apoio a órgãos Federais, Estaduais e Municipais, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, entre outros.

De acordo com o responsável pela Equipe de Resposta Nuclear do 2° Batalhão, Tenente Auxiliar Fuzileiro, Hélio Júnior,  “o curso em si é voltado para atuar contra a proliferação da Covid-19, além de reafirmar a parceria dessas forças para a proteção dos militares e da sociedade”. Essa é a 14º turma do tenente, que também é o instrutor do estágio.

Estão participando deste novo ciclo do curso 5 Bombeiros Militares. No total, em todos os ciclos, o CBMPA capacitou 17 BMs distribuídos em 4 turmas: nas 2 primeiras participaram militares de Belém e Ananindeua, em seguida os outros militares dos demais municípios da região metropolitana da capital como Castanhal, Santa Izabel e Marituba.

Os militares que participaram destas ações, estão sendo agentes multiplicadores nas suas unidades de origem, garantindo a segurança e a saúde do efetivo na corporação para a realização dos serviços essenciais para a sociedade.