INSPETORIA GERAL DAS POLÍCIAS MILITARES E DOS CORPOS DE BOMBEIROS VISITA O CBMPA
Publicado: 27 de julho de 2021 - Hora: 15:06

5. INSPETORIA GERAL DAS POLÍCIAS MILITARES E...

Nesta terça (27), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil recebeu a visita da Inspetoria Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares (IGPM), no Quartel do Comando Geral. A IGPM é um órgão do Exército Brasileiro que tem como missão executar como Órgão Central, as ações de coordenação e controle das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares.  A visita teve como objetivo proporcionar a apresentação de projetos estratégicos e demandas que são parte da esfera das atribuições da inspetoria e iniciou com a recepção ao General de Brigada Flávio Lajoia, Inspetor Geral da IGPM, na Guarda do Quartel do Comando Geral, onde foram prestadas as honras regulamentares. Em seguida, ocorreu a apresentação dos Oficiais que compõem o staff do Comando da Corporação no pátio do bloco principal do QCG, ao Inspetor Geral e comitiva.

Na sequência, todos os presentes se dirigiram à Sala de Situação da Corporação onde foram proferidas as palestras das duas instituições: CBMPA e Exército Brasileiro. Pelo CBMPA, a palestra foi proferida pelo Comandante Geral da Corporação, Coronel QOBM Hayman Souza o qual explanou sobre a visão, valores, estrutura organizacional, legislações, obras concluídas e em andamento e todos os avanços alcançados pela atual gestão, desde 1º de janeiro de 2019. Pela IGPM, o palestrante foi o Coronel Fábio Carballo, que explanou sobre as ações da inspetoria enquanto órgão de coordenação e controle das PM’s e CBM’s, bem como o arcabouço que está à disposição das referidas instituições estaduais, como cursos. Concluídas as palestras, a comitiva da IGPM, acompanhada do Comandante Geral do CBMPA e staff, visitou algumas instalações do Quartel do Comando Geral, sendo em seguida servido um coquetel aos presentes, no Gabinete do Comandante Geral. O evento foi encerrado com a entrega de lembranças institucionais entre ambas as forças.

O General de Brigada Flávio Lajoia falou da relevância da visita: “eu e minha equipe estamos aqui para estreitar os laços de relacionamento com o Corpo de Bombeiros de forma que possamos nos conhecer e estabelecer laços de confiança mútua e obter sinergias nas nossas atuações.” Já o Comandante Geral do CBMPA, Coronel Hayman Souza, afirmou que “é uma satisfação trabalhar em conjunto com o Exército Brasileiro, produzir novos conhecimentos e fazer com que a Corporação esteja realmente integrada com as forças de segurança do país e do estado. A visita do General é de fundamental importância para que o Exército possa conhecer melhor o novo governo do Estado do Pará”.