Governo entrega à área de segurança pública mais de R$ 6 milhões em equipamentos
Publicado: 27 de dezembro de 2019 - Hora: 10:48

5. Governo entrega à área de segurança...

Com um investimento superior a R$ 6 milhões, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entregou nesta segunda-feira (23) equipamentos de segurança às instituições vinculadas à Secretaria. Entre os itens que reforçarão as ações de prevenção, ostensividade e investigação estão 1.250 coletes balísticos, 200 radiocomunicadores, nove quadriciclos, drone, mobília para novas unidades policiais que serão entregues no próximo ano, ambulâncias, equipamentos de inteligência, miras de visão noturna e miras holográficas para fuzis. Durante o evento, realizado no Palácio do Governo, também foram entregues 505 computadores à Polícia Militar.

“Cabe ao Estado dar estrutura à segurança pública com o intuito de garantir melhores condições de trabalho e suporte, não somente nas ações de rua, mas também nas ações de inteligência, para que se ofereça aos agentes de segurança um serviço pleno de qualidade e melhores condições de trabalho. Esse investimento ultrapassa seis milhões de reais (R$ 6.156.241,20), oriundos do fundo da segurança pública. Com essas aquisições teremos, também, uma estrutura maior na logística de transporte com ambulâncias e motocicletas, e ainda em equipamentos de segurança, que possam auxiliar os profissionais que atuam nas ruas e os que trabalham na inteligência. Tudo isso compõe a estratégia do Governo do Estado de reforçar a segurança pública, garantindo aos seus agentes condições de cumprir com a missão de proteger a população”, ressaltou o governador Helder Barbalho.

Os equipamentos vão melhorar a atuação das polícias Civil e Militar em   Belém e no interior. Entre as formas que os equipamentos serão utilizados   está o emprego de três quadriciclos pela Polícia Militar nas praias de   Algodoal e Ajuruteua (na região nordeste) e Cotijuba (distrito de Belém), já   na operação de fim de ano. Uma ambulância será destinada ao Instituto de   Ensino de Segurança do Pará (Iesp) e outra à Polícia Civil.

“Esse investimento possibilitará um incremento na Polícia Civil,   especialmente no aspecto de novas tecnologias para a melhoria nas   investigações e no armamento dos policiais. A Polícia Militar investiu em   telecomunicação, com rádios e computadores, para atender várias   localidades do Pará, cuja carência desse tipo de suporte era grande. O Corpo   de Bombeiros também recebe equipamentos para ajudar nas ações de salvamento, especialmente nos balneários. As aquisições abrangem áreas diversas, que vão auxiliar na inteligência e na segurança dos nossos agentes, além do investimento em tecnologia e logística para melhorar muito a fluidez e mobilidade dos policiais, auxiliando na repressão e prevenção qualificada que estamos empregando no Estado”, ressaltou o secretário de Estado de Segurança  Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

Recursos – O volume de recursos investidos na compra desse material é oriundo do Fundo de Investimento de Segurança Pública (Fisp), vinculado à Segup, que recebe e administra o dinheiro arrecadado pelos órgãos de segurança em pagamentos de taxas, como o Habite-se (documento que confirma se o imóvel foi construído dentro das normas estabelecidas pela prefeitura), emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar, e as taxas de emissão de carteiras de identidade e autorização de eventos, pela Polícia Civil. Cada instituição encaminha à Segup suas necessidades e, após a aquisição, recebe os equipamentos.

O total de investimentos contratado pelo Fisp em 2019 chegou a R$ 14.641.788,35, possibilitando a compra de diversos equipamentos, como computadores forenses, equipamentos de visão noturna monocular, coletes balísticos e mobílias, e ainda reformas nos prédios de seccionais do interior e centros de comando das polícias Militar e Civil, incluindo Corpo de Bombeiros.

Fonte: Agência Pará