Estado Maior Geral realiza vista no 12° Grupamento Bombeiro Militar de Santa Izabel
Publicado: 11 de novembro de 2019 - Hora: 12:45

5. Estado Maior Geral realiza vista no...

O Estado Maior Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (EMG), realizou sua terceira visita institucional às suas Unidade Operaciobais. Desta vez foi o 12° Grupamento Bombeiro Militar, localizado no município de Santa Izabel, a receber a comitiva. Fizeram-se acompanhar do Comandante Geral, Coronel Hayman Souza, o Subcomandante Geral e Chefe do EMG Coronel Alexandre Costa, os Diretores, Chefes de Seções, e o Comandante da Unidade visitada, e outros Oficiais da Corporação.

No início do evento, o 12°GBM, apresentou uma demostração técnico profissional de salvamento veicular. A guarnição simulou todas as etapas aplicadas nesses tipos de ocorrências, a saber: retirada de forma adequada da vítima do automóvel, mobilização e os atendimentos de primeiros socorros.

Logo após, o Comandante Geral do CBMPA, apresentou os projetos que fazem parte da sua gestão para a melhoria de todas as unidades, em especial à Unidade visitada, abordando os aspectos de logística, pessoal e material. Do mesmo modo, o Coronel Hayman, enfatizou a descentralização da gestão como base do seu comando. “Nunca trabalhamos sozinhos, ainda mais em uma instituição grande como o Corpo de Bombeiros, então a descentralização reafirma decisões que devem ser tomadas, sendo exercido de forma compartilhada com diretores, chefes e comandantes para o direcionamento apropriado das Unidades e o alcance da excelência do serviço público”.

O Subcomandante Geral e Chefe do Estado Maior Geral, Coronel Alexandre Costa, ressaltou sobre a área de abrangência do 12°GBM, a qual compreende aos municípios de Tome Açu, Concórdia do Pará, Santo Antônio do Tauá, Santa Izabel e Bujaru, onde cada um possui suas peculiaridades. Por isso, essas características precisam nortear o Planejamento Estratégico “Não iremos negligenciar a dinâmica de cada município, ao contrário, conhecê-la possibilita efetividade das nossas ações.”

Outro aspecto importante abordado durante o diálogo foi em relação a necessidade de se implantar a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), inclusive foi recordado sobre o I Workshop de Proteção e Defesa Civil realizado pelo Corpo de Bombeiros nos dias 4 e 5 de novembro no Hangar e que dentre os objetivos do evento estavam as orientações para que o município crie sua COMDEC, e que a partir de então possa mapear suas áreas de risco e trabalhar na prevenção e preparação às primeiras respostas em caso de desastres.

Para o Comandante do 12°GBM, Tenente Coronel Goes é fundamental essa integração entre as Unidades, sendo um respaldo que a corporação tem em conhecer o Plano de comando do Comandante Geral, tendo novas atividades institucionais, funções administrativas, atendimento médico e entre outros.  Da mesma maneira, a realização da vistoria de avaliação técnica pelo Estado Maior Geral, valoriza cada vez mais as ações internas, como o operacional, projetos sociais e vistorias. “Tenho uma boa expectativa para esse novo plano de comando, os projetos para o Grupamento de Santa Izabel vêm para melhorar e intensificar nossos atendimentos em toda área de abrangência. Principalmente, com o avanço nas ações de prevenção, palestras educativas e o aumento nos serviços de vistoria técnica, resultando assim, numa diminuição no número de ocorrências e aumento do número de cidadãos capacitados para eliminar ou minimizar riscos” ressaltou o Comandante do 12°GBM.

A programação é uma iniciativa do EMG e se estenderá a todas as Unidades do Pará.

Texto: Major Gabriela; Brenda Duarte

Fotos: Subtenente Washington