Estado Maior Geral realiza visita institucional ao complexo Bombeiro Militar de Ananindeua
Publicado: 26 de outubro de 2019 - Hora: 09:01

5. Estado Maior Geral realiza visita institucional...

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará realizou na manhã desta sexta-feira (25), a primeira visita institucional do Estado Maior Geral do CBMPA ao complexo Bombeiro Militar de Ananindeua. Fizeram-se acompanhar do Comandante Geral, Coronel Hayman Souza, o Subcomandante Geral e Chefe do EMG, Coronel Alexandre Costa, os Diretores, os Chefes de Seções, e os comandantes das Unidades visitadas, além de outros Oficiais da Corporação.  O complexo Bombeiro Militar de Ananindeua, que integra o 3° Grupamento Bombeiro Militar, o Ceman (Centro de Manutenção de Viaturas) e CFAE (Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização) foi o primeiro a receber a comitiva.

O evento começou com a apresentação do efetivo do quartel ao Comandante Geral, Coronel Hayman Souza, que destacou a importância dessa visita. “O objetivo não é saber quais são os problemas da Corporação, porque o Comando Geral já sabe das dificuldades que cada quartel possui, mas sim visualizar in loco, e trazer o que está sendo feito para o futuro da Corporação.” disse. Para o Comandante do 3° GBM, Tenente Coronel Neto, é muito gratificante essa integração entre as Unidades, pois é um respaldo que a tropa tem em conhecer o trabalho do Comando Geral, como novas demandas, atividades institucionais, funções administrativas, entre outros.  A realização dessa vistoria de avaliação técnica pelo Estado Maior Geral fortalece cada vez mais as ações internas não só como uma coletividade de esforços, mas também como logística. De acordo com o Comandante do Ceman,  Tenente Coronel Michel Nunes, o Centro está presente na manutenção de aproximadamente 300 viaturas, entre operacionais e administrativas. “Temos um efetivo de 29 Militares e atendemos os 4 cantos do Estado do Pará.” disse.

Foram apresentadas as atividades desenvolvidas pelo CBMPA no ano de 2019. “Essas ações vêm nos proporcionar conhecimento das nossas Unidades. Ela faz parte do Comando, é planejada; e dentro de cada Unidade estamos buscando suas necessidades, para repassar para cada Comandante, para cada efetivo, o que nós estamos fazendo, para que que os mesmos sejam partícipes no desenvolvimento da nossa Instituição. Nós temos a convicção que somente o Comando não consegue desenvolver CBMPA, mas sim com a participação de todos os quartéis. É dessa forma que teremos o crescimento sólido da Instituição.” informou o Subcomandante Geral e Chefe do Estado Maior Geral, Coronel Alexandre Costa. No encontro, houve também apresentação das ações do complexo pelos seus comandantes, que explanaram sobre as potencialidades, os desafios, e meios de superação implementados por cada comando em sua gestão, estabelecendo como estratégias de base, a valorização e a capacitação do efetivo para melhor atender a comunidade.

O Plano de Comando apresentado por cada Unidade está alinhado as diretrizes do atual planejamento estratégico da corporação, promovendo o alargamento da Governança na instituição. A programação seguiu com apresentações dos diretores com a exposição de seus planejamentos e balanço de sua gestão setorizada, assim como o Coronel Hayman apresentou as metas e desafios que o comando geral têm feito até o presente momento, mostrando as mudanças futuras, projetos de revitalização, eventos realizados pela instituição, eventos que ainda irão se seguir, ambientes de trabalho, e também sobre a importância da motivação exercida pela Corporação a cada Bombeiro Militar que integra as fileiras do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, com a inclusão daqueles que se encontram na reserva ou reforma.

As visitas seguirão um cronograma estabelecido pelo Estado Maior Geral durantes os meses posteriores, para cada vez mais unificar, integrar e fortalecer os quartéis do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

TEXTO: Igor Luz

FOTOS: Sargento Carlos