ESTADO MAIOR GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR, FINALIZA COM EXCELÊNCIA 1º SEMINÁRIO CORREICIONAL
Publicado: 27 de novembro de 2019 - Hora: 16:22

5. ESTADO MAIOR GERAL DO CORPO DE...

Na manhã desta terça-feira (26), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará finalizou com brilhantismo o 1º Seminário Correicional, que teve como tema “Respeito à hierarquia e à disciplina, como meio de promoção da justiça e manutenção do compromisso de servir a sociedade”. O evento foi dividido em 2 dias (25 e 26 de novembro) no Comando Geral do CBMPA, direcionado aos Comandantes de Unidades, Oficiais de diversas áreas e Cadetes. O objetivo do encontro foi orientar-los quanto a justiça militar e questões administrativas internas da instituição. No primeiro dia (26) o Seminário contou com a presença de autoridades dos poderes judiciários e executivo, como: o Promotor de Justiça Militar, Armando Brasil, o Procurador Geral do Estado, Ricardo Nasser Sefer e o Juiz Auditor Militar, Lucas do Carmo, os quais abordaram temas sobre as leis que afetam o dia a dia dos militares e seu ambiente de trabalho.

Na manhã de terça-feira (26), ocorreu o último dia de programação do Seminário. E nesta segunda etapa foi abordado assuntos internos da instituição, instruindo sobre a conduta ética e profissional dos servidores do CBMPA. A palestra do Capitão QOBM Bruno Reimão, iniciou as atividades com o tema “Aspectos fundamentais na solução de processos administrativos”, onde foi apresentado sobre cuidados com os processos, alertando sobre a conduta do militar internamente. “Hoje mostramos a esses futuros aspirantes oficiais, os cuidados primordiais no sentido de garantir que os processos tenham eficácia necessária e assim, promovendo uma boa prestação de serviço nos processos administrativos.” ressaltou o Capitão.

Na seguimento das palestras, o Major QOBM Neruda, abordou sobre “As atribuições do Comandante de Unidade Bombeiro Militar, no processo de deserção” em que, as competências dos comandantes de unidades no ato de deserção seja um fator importante para o conhecimento dos futuros Aspirantes Oficiais, como destacou o Major “É considerável esse novo conhecimento a eles, pois estão iniciando a carreira no oficialato, apesar de não assumirem ainda a função de comandante, mas irão assessorar os comandos das Unidades onde serão lotados. E nesse contexto requer algumas ações antes que os comandantes tome consciência, podendo levar para tropa e replicando o conhecimento. Deste modo, evita em que o processo torne-se vicioso e que haja problemas durantes a deserção, sendo assim, oferecendo aos militares mais conhecimento ao lidar com esse tipo de circunstância”.

Diversos Comandantes de Unidades, estiveram presentes prestigiando o evento. O Tenente Coronel Rabelo, atual Comandante do 21º Grupamento Bombeiro Militar/Comércio, parabenizou a iniciativa do Estado Maior em realizar o seminário, bem como, suas funcionalidades paro os militares oficiais e futuro aspirantes. “Para mim como comandante de grupamento e presidente do Clube dos Oficiais, receber essas orientações que adquirir no seminário, é muito salutar, são informações convencionais que afetam as gestões das unidades, tal como as do dia anterior sobre justiça militar, pois tenho que ser exemplo aos militares do 21°GBM e caso haja algum incidente deste tipo com a guarnição eu irei saber me posicionar. E as palestras de hoje, sobre questões internas administrativas, disciplinares e da corregedoria, irão favorecer a minha carreira profissional como Bombeiro e na direção da unidade, pois adquirir conhecimento sempre será um diferencial para qualquer gestor”.

Para finalizar o último dia do Seminário Correicional, o Subcomandante do CBMPA e Chefe do Estado Maior Geral, Coronel Alexandre Costa, apresentou aos militares o trabalho que está sendo feito na corregedoria, tal como as novas ações que foram implantadas e as atividades feitas para análises e procedimentos apuratórios atrasados, houve uma melhor resolutividade nesses procedimentos como ressaltou o Coronel “Este ano conseguimos agilizar o andamento nesses processos que estavam inertes há diversos anos, então nós concluímos todas essas demandas no primeiro semestre”. O tema discutido no evento pelo o Subcomandante foi “O Controle difuso de disciplina”, que informou aos comandantes de unidades as suas responsabilidades, pois as ações desses diretores quanto às suas atribuições refletem na corregedoria “Nós enfatizamos as responsabilidades de cada comandante dos Grupamentos Bombeiros Militar, referente às suas disciplinas e preceitos legais como dirigentes” afirmou o Chefe do Estado Maior.

Portanto, este 1º Seminário Correicional, estabiliza uma inovação, um novo conhecimento referente a todos militares Oficiais, Cadetes e Praças, pois através da informação a indisciplina na instituição poderá diminuir, ou seja, o objetivo todo é abrir menos procedimentos possíveis, por instigar nossos militares a terem sensatez e conhecimento sobre consequências de atos em desacato com a lei, bem como, a realização de procedimentos a luz da legislação. Sendo assim, foi celebrado o grande sucesso da programação do Seminário e seus resultados, contribuindo para a interação do Estado Maior Geral com os militares e estabelecendo uma boa prestação de serviço ao Corpo de Bombeiros Militar do Pará.