ENBOM: V Encontro Nacional de Bombeiras Militares do Brasil reúne cerca de 400 mulheres
Publicado: 1 de abril de 2019 - Hora: 15:12

5. ENBOM: V Encontro Nacional de Bombeiras...

Bombeiras de todo o Brasil participaram da V Edição do Encontro Nacional de Bombeiras Militares (ENBOM), realizada em Salvador – Bahia,  nos dias 27, 28 e 29 de Março, com a finalidade de debater a atuação das mulheres nas corporações bombeiro militar, através de uma perspectiva que denote atenção à saúde, ao autocuidado, à liderança e à progressão na carreira.

Este foi um evento marcado por apresentação de trabalhos no formato acadêmico e científico, que visa proporcionar às militares discussões e construção de conhecimentos diversos, com o fito de direcionar as profissionais para a melhoria da qualidade do serviço prestado em suas corporações, bem como, debater questões peculiares, no que tange a aspectos de gênero, profissionalismo, subjetividades, direitos, carreira, dificuldades, desafios, perspectivas, dentre outros.

Nesta quinta edição, o evento teve como conceito o “autocuidado”, onde debateu a condição da mulher sob a ótica do fortalecimento profissional, social e emocional, produzindo conhecimento que contribua para o desenvolvimento das bombeiras militares e das Instituições de Bombeiros Militares.

Ao longo dos três dias, aconteceram palestras sobre violência contra mulher, papel de liderança das bombeiras militares, direitos humanos com enfoque no gênero, motivação e relatos de experiências técnico operacionais, além de mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos, e provas práticas, como: Competição Bombeiras de Garras, que integra atividades de regate em altura, salvamento aquático, salvamento terrestre e combate a incêndio. Da qual aproximadamente 400 bombeiras militares participaram.

Para a Cabo Inês, uma das participantes, o evento foi de extrema importância, uma organização muito bem estruturada, havendo momentos maravilhosos e muito intensos. A competição foi um momento em que realmente se constatou o quanto fomos unidas, o incentivo de uma a outra, independente do Estado em que elas representavam. O que menos se percebeu foi a questão da competitividade. “A nossa premiação foi consequência de muito esforço e união da equipe que saiu daqui para Salvador no comando da Tenente-Coronel Alessandra, que não mediu esforço para estar conosco o tempo todo. Agradeço imensamente aos que ficaram na torcida; ao Capitão Leonardo, Capitão Augusto Cesar, Subtenente Gedalias e Soldado Holanda, que abriram mão de sua folga para nos auxiliar nos treinos. Nosso maior prêmio foi a experiencia e a amizade que a gente fortaleceu. Só temos a agradecer.” Finalizou

Premiações: As militares do Corpo de Bombeiros do Pará foram destaque no evento, a equipe composta pelas cabos Inês – Salvamento Aquático, Cabo Vanessa – Combate à Incêndio e Soldado Carmina – Salvamento Terrestre, se consagrou levando o 2º lugar Geral da competição por equipe. Já na categoria individual da modalidade incêndio, subiram ao pódio a Cabo Cristina – 3º lugar Geral e Cabo  Vanessa 2º lugar Geral. Na categoria individual da modalidade salvamento terrestre, subiu ao pódio como 1º lugar GERAL a Soldado Carmina. Motivo de orgulho para o CBMPA.

Por: Mônica Assunção