Emocionante despedida no 4° GBM marca a passagem para a Reserva Remunerada do Cel QOBM Tito
Publicado: 14 de janeiro de 2021 - Hora: 20:39

5. Emocionante despedida no 4° GBM marca...

O 4° Grupamento Bombeiro Militar/Santarém prestou suas merecidas homenagens ao Coronel BM Tito, da Reserva Remunerada, que na sua última gestão comandou o grupamento por 2 anos e 4 meses. A cerimônia aconteceu no dia 23/12 e contou com as presenças da tropa e de familiares.

Durante as homenagens, houve vários momentos emocionantes como a fala de militares antigos do 4° GBM e a entrega de um certificado contemplando o bom comando exercido pelo Coronel Tito.

Com 27 anos de serviços prestados ao CBMPA, o Coronel Tito comandou por três vezes o 4° GBM (2005, 2008 e 2018). Com isso, teve diversos feitos que contribuíram para o engrandecimento do Grupamento. Em sua gestão, profissionalizou ainda mais o efetivo e demais militares com capacitações operacionais, sendo uns dos grupamentos-pólo na formação e aperfeiçoamento de praças BM, como também contribuiu para as novas instalações do quartel, onde foi construído uma torre de treinamento militar, sendo a única Unidade operacional a possuir uma, fora da capital.

Além do mais, o 4º GBM teve um desmembramento para a criação da 4ª Regional de Defesa Civil, órgão importantíssimo para o bom alinhamento dos serviços à população santarena e região. É válido também ressaltar as grandes aquisições ocorridas durante seu comando, como as novas viaturas operacionais terrestres e aquáticas, tendo destaque na compra de uma balsa, que serve de base para as operações aquáticas realizadas na região. Do mesmo modo, recentemente participou das tratativas para posse de um terreno localizado em Alter do Chão, onde será construído um posto avançado de guarda-vidas.

Ainda, uns dos grandes destaques na gestão local do Coronel BM Tito, foi a viabilização do Programa Escola da Vida (PEV), sendo extremamente válido o suporte que o 4º GBM oferece para mais de 300 crianças e adolecentes de famílias em situação de risco social de Santarém, em que elas têm a oportunidade de vivenciar todos os conteúdos e experiências proporcionados enquanto alunos do Programa. Paralelo a isto, teve a criação do projeto de cinoterapia, atividade que utiliza cães como facilitadores no processo terapêutico, onde os militares realizaram diversos trabalhos com crianças autistas em tratamento no município.

Por fim, uns dos seus últimos projetos em andamento, o Coronel Tito autorizou a construção de um monumento na entrada do quartel, em homenagem aos Bombeiros Militares que passaram pelo 4º GBM, mas infelizmente nos deixaram em vida.

“Para mim foi uma grande honra comandar todos esses anos o 4° GBM, me enriqueceu bastante como profissional e pessoa. Ao longo desse período pudemos capacitar ainda mais nossos militares para servir com excelência a população santarena e vizinhos. E assim, posso dizer que nós veteranos sempre estaremos à disposição caso a corporação necessite, pois foi daqui que aprendemos a salvar vidas e mesmo estando na reserva sempre cumpriremos esta missão. Só tenho agradecer a Deus e ao CBMPA, pela oportunidade de fazer parte desta brilhante corporação”, disse o Coronel Tito.