Dia da Amazônia: A floresta só tem valor viva e de pé
Publicado: 5 de setembro de 2020 - Hora: 09:57

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. Dia da Amazônia: A floresta só...
Dia da Amazônia: A floresta só tem valor viva e de pé

Comemorado no dia 05 de setembro, o Dia da Amazônia, em meio a um dos períodos de maior emergência para essa região com queimadas, desmatamento, garimpos ilegais e crimes contra a maior floresta tropical do planeta, ocupando uma área de 7 milhões de km². Esta data nos relembra da importância que este bioma tem para o planeta e os impactos diretos que atentar contra a estabilidade dele significa na vida das populações que vivem aqui.

Com um valor inestimável para o planeta, lar de 45 mil espécies de plantas e animais, 180 povos indígenas e onde está 20% de toda a água doce do mundo, a Floresta Amazônica tem sido alvo de inúmeros ataques ao longo dos anos, de grandes empreendimentos às criminosas queimadas que têm seus estragos ignorados por quem as provoca.

Contudo, longe da imagem idílica ou de terra cobiçada que se popularizou sobre a Amazônia, temos também uma terra de contrastes e complexidades, de manifestações culturais e saberes ancestrais que aos poucos se convertem em saberes científicos, de grandes e populosos centros urbanos, seja Belém eternizada como “Metrópole da Amazônia”, ou Manaus como a “Paris dos Trópicos”; de rios, tantos, que vistos do alto mais parecem rizomas das árvores, mas também de asfalto; de barcos e carros; de altas samaúmas, uma das árvores mais altas da floresta, e de grandes prédios que se destacam nas paisagens tão complexas quanto se supõe que sejam as dinâmicas ocorrem aqui.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará, empenhado em sua missão de salvar vidas e proteger riquezas, desde o início do mês de agosto, atua em cinco bases operacionais no estado, com 104 militares, reforço logístico e de material operacional. Tudo isso para combater queimadas e incêndios florestais que afetam e destroem as áreas de vegetação na região, numa cadeia de acontecimentos que compromete inclusive a vidas das populações urbanas de diversas regiões do estado.

Esforços de uma corporação centenária que sabe do lugar privilegiado em que está localizada, sabe também de sua missão primeira com a vida e com o meio ambiente que precisa de especial e agora urgente atenção.

A Corporação trabalha, dentro de suas áreas de atuação para que a Amazônia seja mantida de pé e espera que o Brasil e mundo cuidem para que assim ela permaneça, forte como uma tropa verde que trabalha pela saúde do planeta.

 

ASCOM CBMPA

Skip to content