Corpo de Bombeiros realiza ciclo de palestras alusivo ao Novembro Azul
Publicado: 24 de novembro de 2019 - Hora: 19:22

5. Corpo de Bombeiros realiza ciclo de...
Corpo de Bombeiros realiza ciclo de palestras alusivo ao Novembro Azul

Na manhã desta quinta-feira (21), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará realizou, no auditório do Comando Geral, o Seminário alusivo ao Novembro Azul, mês dedicado ao cuidado precoce de prevenção e diagnóstico antecipado do câncer de próstata. Esse ciclo de palestras da Diretoria de Saúde do CBMPA é também vinculado a Semana de Prevenção em comemoração ao Dia do Bombeiro Paraense.

PROGRAMAÇÃO – Neste contexto, o evento teve o objetivo de explicar sobre a saúde do homem de modo geral em 3 palestras: a primeira foi relacionado às dermatoses do serviço operacional, ministrada pelo Capitão Neto, a segunda relacionada a atividade física para manutenção da saúde, ministrada pelo Major Pinheiro e a terceira pelo Capitão da Polícia Militar Cleybismar Begot, responsável por ministrar a palestra “ Novembro Azul: Vamos falar de próstata”. O intuito do seminário é muito importante para informar aos militares sobre a prevenção da saúde. “Hoje é mais fácil trabalhar com a prevenção informativa, já que é mais barata e menos dolorosa pro usuário do que trabalhar em caráter curativo, com pacientes através de terapias medicamentosas, internação, que geram até o afastamento do trabalho.” disse o Major Hernan, responsável pela programação do evento. “Então o Bombeiro Militar, nessa conjuntura, só tem a ganhar, pois ele sai daqui instruído e esclarecido das dúvidas, podendo até se tornar um agente multiplicador. Saindo daqui, ele pode conversar com o irmão, com o colega, com o filho, sobre os assuntos abordados aqui neste ciclo de palestras.” continuou.

O Coronel Roger, Diretor de Saúde do CBMPA, representou o Comamdante Geral Coronel Hayman Souza, e presidiu o ciclo de palestras. O Capitão PM Cleybismar Begot, médico urologista, ressalta a importância da palestra realizada hoje. “Alertar os homens para a necessidade do autocuidado, ou seja, que eles busquem o atendimento médico quando tiverem sintomas ou quando tiverem a idade suficiente para fazer a prevenção, no caso, do câncer de próstata, é a nossa maior meta hoje. O conhecimento, o fato deles estarem aqui absorvendo as informações sobre a doença, faz com que eles tenham um alerta de que quando surgirem situações que os levem a pensar na possibilidade da doença da próstata, como prostatite e o câncer, eles possam orientar não só a si mesmo, como aos seus familiares e conhecidos para buscarem o atendimento médico.” disse.

INTEGRAÇÃO – Participaram também, pelo segundo ano consecutivo do evento, alunos do curso de medicina de várias instituições públicas e privadas da Liga Acadêmica de Urologia no Pará – LAUPA. O desígnio foi de fazer uma integração junto ao CBMPA com novos alunos ligantes, que estão sobre a orientação do Capitão Cleybismar. Marcos Silva, estudante de medicina do Cesupa e atual presidente da LAUPA, salienta a relevância da participação da liga nas palestras. “ Um dos grandes paradigmas que temos na sociedade atual, é justamente a falta da procura do homem em receber atendimento médico. Ele vai ao profissional da área quando já está muito ruim. É  muito importante que haja essa verificação da saúde.” Além disso, contou como foi a experiência de estarem integrando a mais um evento no CBMPA. “Foi uma experiência muito enriquecedora para a gente. Estar tirando dúvidas de vários participantes e entender um pouco mais quais são as principais dúvidas da população masculina a respeito do câncer de próstata é uma das metas para os mesmo terem uma boa saúde física.”

TEXTO: Igor luz

FOTOS: Keise Valena