Corpo de bombeiros realiza palestras sobre o outubro rosa
Publicado: 21 de outubro de 2019 - Hora: 18:11

5. Corpo de bombeiros realiza palestras sobre...
Corpo de bombeiros realiza palestras sobre o outubro rosa

Na manhã da última sexta-feira (18) o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, através da sua Diretoria de Saúde e Assessoria de Comunicação, realizaram uma sequência de palestras relacionadas à campanha internacional do Outubro Rosa, que estimula a prevenção contra o câncer de mama. O evento direcionado ao público feminino militar e civil da instituição, teve o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de colo do útero e incentivar as mulheres a fazerem o autoexame e exames periódicos.

Dentre as palestrantes convidadas a Médica Ginecologista da Policia Militar do Pará, Segundo Tenente Carolina, ressaltou sobre os diagnósticos e prevenção do câncer, enfatizando a importância da campanha do Outubro Rosa dentro das instituições militares. “Nós sabemos que grande parte do efetivo feminino militar, tem uma carga horária de trabalho intensa. Tendo dificuldade de procurar atendimento de saúde em decorrência da vida profissional e familiar, portanto é importante conscientizar quanto a necessidade de fazer exames e prevenção desse tipo de doença.”

Como também, houve um debate mais detalhado sobre o tema. A Enfermeira Arielly Furtado, explicou sobre o vírus HPV, que é uns dos maiores causadores do câncer de colo do útero em 99,7% dos casos.  No qual, também orientou quanto as adolescentes que iniciam sua vida sexual cedo. “As mulheres mais novas, a maior recomendação é prevenir-se nas suas relações sexuais, sempre frequentar um ginecologista e fazer o exame preventivo do câncer de colo uterino (PCCU), pois há casos de moças entre 14 á 17 anos que desenvolveram o câncer de colo do útero.”-

Nos casos em que as mulheres descobrem ou já possuem a doença, o fator psicológico destabilizar a mulher e interfere na autoestima, bem como, muitas são excluídas da família ou deixadas pelos seus parceiros. Para a Chefe de Divisão e Psicologia do Hospital Ophir Loyola, psicóloga Rivonilda Graim, a falta de autoestima intensifica-se após o diagnóstico e a superação pode prevenir para o surgimento de outras doenças como a depressão, por isso é importante trabalhar diante deste quadro clínico. E para as mulheres militares, a psicóloga destaca que o Outubro Rosa, tende a incentivar que elas cuidem mais de si. “A Bombeira com sua profissão sempre cuida e protege o próximo, mas sempre tem o momento em que elas precisam cuidar da sua saúde. Tirar um dia da sua rotina para fazer seus exames ou um minutinho para o autoexame, com certeza trará mais segurança e prevenção para o combate do câncer de mama”.

Diante desta campanha do Outubro Rosa, as recomendações dos palestrantes para as mulheres foram que; usem preservativo doenças sexualmente transmissíveis, realizem anualmente os exames citológico e procurem atendimento médico.

Mulher, cuide-se e não esqueça de fazer o autoexame.

Nós estamos com você nessa campanha.

Texto: Brenda Duarte

Fotos: Sargento Carlos; Isaac Amoras