Corpo de Bombeiros realiza campanha de doação de sangue em parceria com o Hemopa
Publicado: 14 de fevereiro de 2020 - Hora: 10:55

5. Corpo de Bombeiros realiza campanha de...

Na manhã desta quinta-feira (13), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará realizou uma campanha voltada para a doação de sangue, no Quartel do Comando Geral, Avenida Júlio César, bairro Val de Cans. O evento, que faz parte de uma ação integrada com a Fundação Hemopa, visa aumentar o número de doadores para o estoque de bolsas de sangue.

Com início marcado para às 8h00, o Quartel recebeu o primeiro doador do dia com os braços abertos: O Subtenente BM RR Antônio Santos, que relatou a experiência de mais uma vez participar da campanha.”É salvar uma vida e ajudar uma pessoa que precisa de uma doação de sangue. Sou um doador e incentivo as outras pessoas a doarem.”

O CBMPA, além de mobilizar o público interno (militares, e voluntários civis) também abriu as portas para o público externo. Tarcísio Mendes é voluntário na guarda da Nossa Senhora de Nazaré há muitos anos, e soube da campanha pelo Instagram do CBMPA mostrado por um amigo. Além de compartilhar a postagem em suas próprias redes sociais para que outras pessoas soubessem do evento, Tarcísio se prontificou a acordar cedo e ser um dos primeiros doadores do dia. “É gratificante poder realizar um ato como esse”, disse.

Rodrigo Chaves, de 18 anos, estava em um atendimento com sua família na Clínica de Saúde do CBMPA, no Quartel, quando soube que estava tendo a campanha há alguns metros de distância. Sem hesitar, ele se prontificou a ir ao local. E o mais importante: foi a sua primeira experiência como doador. “Tive essa iniciativa porque sei que esse gesto ajuda as pessoas. Sempre tive a vontade de doar sangue, mas por ser menor de idade até o ano passado, eu não poderia. Agora eu posso! Estava realizando uma consulta e soube da campanha, lógico que não poderia mais esperar e decidi doar. É gratificante, pois estou tirando um pouco do meu sangue para quem precisa. Meu próximo passo vai ser a doação da Medula Óssea, assim espero.” disse, entusiasmado.

De acordo com a assistente social Nilvete Nunes, coordenadora da campanha de doação de sangue do Hemopa no CBMPA, a Fundação tem a missão árdua de diariamente trabalhar para ter o maior número possível de pessoas doando, para que possam atender as pessoas que estão necessitando de sangue nos hospitais. “Uma de nossas ações é a parceria que a gente faz com órgãos de segurança como o CBM. Temos essa parceria com o CBMPA há muitos anos. A instituição abraça essa causa, e isso é muito mais importante agora, pois durante o ano, temos vários períodos em que o número de doadores diminui, pois são períodos festivos como o Carnaval e as Férias de Julho, onde as pessoas viajam ou têm feriados prolongados. A necessidade de sangue é sempre maior do que o número de doadores procurando o Hemopa para fazer a doação voluntária. Quem não puder doar hoje, pode ir em um dos nossos postos de atendimento para realizar os devidos procedimentos.”

Nilvete também parabeniza o CBMPA pelo empenho na campanha. “Essa iniciativa de abrir as portas para a comunidade é muito gratificante! O CBMPA tem projetos que trabalham com a sociedade, e isso sensibiliza as famílias, pois numa campanha como a de hoje, elas procuram uma Unidade de coleta, e assim, aumentamos o estoque de bolsas de sangue.” relatou.

O Comandante Geral, Coronel Hayman Souza, enfatiza sobre a importância dessa campanha para a Corporação. “Essa parceria é fundamental. Fazer com que o público interno mostre a sociedade a questão do voluntariado é importante para fomentar a doação, porque no momento, não sabemos quem irá receber, pode ser qualquer pessoa, até militares da Corporação. Então estamos prontos para apoiar outras campanhas que o Hemopa possa vir fazer no Corpo de Bombeiros.”

A Soldado do efetivo do CBMPA, Luciana Fernandes, conta, emocionada, que começou a doar sangue há muitos anos, em 2005, quando completou 18 anos. No dia do seu aniversário, decidiu que seu presente seria doar sangue. “Há 16 anos eu cumpro a missão de doar a quem precisa, e isso é muito gratificante. Hoje, estou doando novamente pois sei que essa campanha do Hemopa e do Corpo de Bombeiros vai ajudar a salvar muito mais vidas, e o lema do CBMPA é ‘Vidas Alheias, Riquezas Salvar’, então tudo a ver com a doação. Nas ocorrências que saímos para atendimento ao público, sempre a comunidade nos abraça e nos agradece por isso. Eu comparo esse gesto com as pessoas que vão receber essas bolsas de sangue, vão agradecer por alguém ter doado e salvado sua vida.”

Além dos militares do efetivo dos Grupamentos de todo o Pará, participaram do evento o Comandante Geral do CBMPA Coronel Hayman Souza, o Subcomandante Geral e Chefe do Estado Maior Coronel Alexandre Costa, militares da Reserva Remunerada, e Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA).

O saldo da campanha foi mais que positivo: da previsão de 100 bolsas, foram coletadas 111 e 121 atendimentos, superando as expectativas de doadores.

Para doar sangue é bem simples: Basta procurar a Fundação Hemopa através de qualquer um dos locais de atendimento. A Sede fica na Padre Eutiquio, mas a Fundação também atende no Shopping Pátio Belém (Estação Cidadania) e Shopping Castanheira. Pré-requisitos: Estar bem de saúde, ter acima de 50 kg, estar bem alimentado na hora da doação e estar com um documento de identidade original com foto (RG, Carteira de Trabalho ou CNH) e ter idade entre 16 anos a 69 anos.
Observação: Jovens de 16 e 17 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal.
*Horários:
Sede – Segunda a sábado das 9h00 às 17h00
Pátio Belém – Segunda a sexta das 10h00 às 16h00
Castanheira – Segunda a sábado das 10h00 às 17h

Doar sangue, além de ser um ato de solidariedade, é um ato de amor!