
Durante o mês de dezembro, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, por intermédio do Coronel Alexandre Costa, Chefe do Estado Maior Geral da Corporação, disponibilizou o Major Cezar Alberto, para participar, em Brasília, da I Capacitação do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (PECIM), onde o oficial superior foi subsidiado de informações sobre este processo de implantação no Estado do Pará, onde há grande possibilidade de 2 escolas ficarem sob responsabilidade do CBMPA, já em 2020.
O evento contou com mais de 1700 diretores, coordenadores pedagógicos e representantes das mais de 54 novas escolas selecionadas a participarem do programa, em 22 estados e do Distrito Federal, sendo que a implantação das escolas cívico-militares vai ocorrer preferencialmente em regiões que apresentam situação de vulnerabilidade social e baixos resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Entre as premissas do programa estão a contribuição para a melhoria do ambiente escolar, redução da violência, da evasão e da repetência escolar.
Na Capacitação houve diversas palestras e oficinas interativas entre os participantes, com uma vasta gama de informações compartilhadas, desde legislação, gestão, educação emocional, liderança, etc.
Na capacitação após o discurso do Ministro da Educação, Abraham Weintraub, houve um momento especial onde o Oficial superior foi recebido no gabinete pelo Ministro e pelo Assessor Especial do Presidente da República, Arthur Weintraub e o Capitão Amaro (CBMPA/SENASP) após seus discurso para todos os participantes da capacitação.
“A educação é um processo transformador para qualquer sociedade, e que acreditamos muito nela! E certamente a Corporação pode contribuir com a melhoria deste processo e por isso, não medirá esforços na implantação das mesmas no Pará e para potencializar esta mudança de realidade social!”, ressaltou o Coronel Alexandre Costa, Chefe do Estado Maior Geral da Corporação.
“É um processo muito sólido e assertivo, com diversos ‘cases’ de sucesso consolidados, com alta aceitação social, grande impacto imediato na educação, na sociedade e a médio e longo prazo, nas próximas gerações, onde ouso empregar as palavras do próprio ministro da educação, Abraham Weintraub em seu discurso quando em sua participação conosco: ‘o desafio é muito claro, iremos criar uma nova elite intelectual profissional meritocrática no Brasil! Será um grupo de brasileiros e brasileiras que irá comandar nosso País, resgatando os valores… Que não será uma elite financeira, mas com estudantes iguais aos europeus, asiáticos, norte americanos… E aqui nasce uma referência na educação brasileira’ e certamente será uma honra para nossa Corporação fazer parte deste processo e contribuir diretamente na conquista deste desafio! E proporcionar educação de qualidade a nossa sociedade paraense!” Disse o Major Cezar Alberto.
Além disso, o Major César, esteve também na Escola Superior de Bombeiros, em Franco da Rocha – São Paulo, onde são formados, aperfeiçoados e especializados os profissionais do Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) e de diversos Estado brasileiros, e que é uma escola de referência na América Latina.
Juntamente com mais 26 outros bombeiros dos Estados de São Paulo, Rondônia, Alagoas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o Major Cezar Alberto, também participou do 12º Curso de Atendimento a Tentativa de Suicídio – ATTS, onde teve acesso ao protocolo nacional de atendimento deste tipo de ocorrências que foi apresentado aos participantes, embasado em um nova metodologia que tem aumentado em quase o dobro as chances de assertividade nestas ocorrências.
“O CBMPA é a 17º Corporação Bombeiro Militar do país, a participar deste curso que prima essencialmente por uma linguagem e metodologia padrão e mais assertiva. E como meta, muito em breve após a realização do primeiro curso ATTS em nosso Estado, seremos incluídos na CONATTS (Comitê Nacional de Atendimento Técnico a Tentativas de Suicídio), onde são debatidas melhorias nas formas de atendimentos, são compartilhados estudos de casos e principalmente, é mantido o contato rápido nacionalmente a soluções em conjunto”, conta o Major Cezar Alberto, participante do curso e multiplicador da metodologia no Pará.
Todos este processo de aprendizados, soma grandes potenciais resultados para os casos em que o CBMPA atua, promovendo não somente a capacitação de seus profissionais, como melhorias substanciais no atendimento e prestação de serviços à sociedade paraense.
ASCOM/CBMPA