
Ao som da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, falas de representantes do projeto Bombeiros da Vida, especialistas da área da saúde, sobre solidariedade e integração entre as instituições para o fomento do aleitamento materno e bem estar de mães e bebês, foi dado início na manhã de hoje (06) à programação do Agosto Dourado do Banco de Leite Humano (BLH) da Fundação Santa Casa do Pará.
Desde o ano de 2017, agosto foi instituído (Lei Nº 13.435, de 12 de Abril de 2017) como mês de incentivo, proteção e apoio ao aleitamento materno, sendo adotada a cor dourada para simbolizar o padrão ouro de qualidade do leite materno. A campanha desenvolvida todos os anos tem o objetivo de promover a prática do aleitamento, visto que o leite materno é a única fonte de alimento capaz de suprir todas as necessidades nutricionais dos recém nascidos.
A programação deste ano que faz parte da Semana Mundial do Aleitamento Materno, traz o tema “Apoiar o Aleitamento Materno para um Mundo mais Sustentável”. Segundo Cynara Souza, nutricionista e Coordenadora do BLH, “o leite materno não precisa de embalagem, portanto não gera lixo, produz benefícios para mãe, o bebê e a família toda, além de promover a segurança alimentar das pessoas”, afirma a coordenadora.
O Banco de Leite da Santa Casa, que assiste às mães e bebês internados na UTI neonatal da instituição, conta com ação conjunta do Projeto Bombeiros da Vida, que realizam as coletas da doação de leite na casas das mães doadoras. A cooperação, que completou 18 anos em 2020, tem sido fundamental para atender a grande demanda apresentada e salvar a vida de milhares de bebês.
De acordo com a Major Patrícia Fonseca, Coordenadora de projetos sociais do Corpo de Bombeiros e que também foi beneficiada pelo Banco de Leite quando quando se tornou mãe, “o Corpo de Bombeiros é fundamental nesse processo da doação, de compromisso social e de arrecadação desse leite materno que atende à tantas famílias que passam aqui pela Santa Casa”, disse ela.
Aleitamento Materno e a Covid-19:
Mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, deve-se continuar a amamentação dos bebês. O Ministério da Saúde e as autoridades da área orientam que o ato de amamentar é totalmente saudável e que não há nenhuma evidência registrada de contágio pelo leite da mãe, assim como de uma doadora.
Além disso, doar leite materno é seguro e a doadora não precisa sair de casa, basta realizar o cadastro aqui no site do CBMPA ou entrar em contato com as equipes do Projeto e uma equipe do bombeiros da vida vai até a casa da doadora respeitando todas as medidas de prevenção para proteger a saúde da doadora.
Campanha de Arrecadação:
Para possibilitar a doação de leite materno, os Bombeiros da Vida entregam semanalmente um kit de higienização e frascos de vidro com tampa de plástico, tais como, vidro de maionese e café solúvel, utilizados no armazenamento do leite.
Por isso, inclusive uma boa forma de reutilizar os frascos de vidro que costumamos usar em casa e que comumente vão parar no lixo, é doar esses recipientes que ajudarão nesse processo.
As pessoas podem realizar a doação dos recipientes (frascos de vidro, tipo maionese/café solúvel) nos seguintes quartéis do CBMPA:
Quartel do Comando Geral do CBMPA / Belém
Av. Júlio César, 3000 – Val-de-Cães, Belém.
1º GBM / Belém
Tv. Padre Eutiquio, N° 2806, Cremação, Belém.
21º GBM / Belém
Rua João Diogo, N°236, Cidade Velha, Belém.
26º GBM / Belém
Rua 8 de Maio,S/N° Antiga Frimapa, Belém.
3º GBM / Ananindeua
Conj.Cidade Nova VI, Av.SN 24, Ananindeua.
25º GBM / Marituba
Rod. BR316, Km13, S/N°, Marituba.
20º GBM / Mosqueiro
Av.Beira Mar, S/N°, Prainha – Mosqueiro.
2º GBM / Castanhal
Tv.Floriano Peixoto, N°1716, Pirapora – Castanhal.
ASCOM CBMPA