Corpo de Bombeiros Militar do Pará participa do SENABOM 2019 no estado do Maranhão
Publicado: 21 de novembro de 2019 - Hora: 14:30

5. Corpo de Bombeiros Militar do Pará...

A XIX Edição do Seminário Nacional de Bombeiros – SENABOM aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de novembro em São Luis, no Maranhão, e o CBMPA marcou presença com uma comitiva de 24 Bombeiros. O SENABOM é um encontro anual que visa integrar corporações, dividir experiências operacionais, compartilhar novidades de conhecimento científico, apresentação de novos equipamentos desenvolvidos exclusivamente para facilitar e otimizar o desempenho do Bombeiro em suas mais diversas especificidades de atuação, seja salvamento, resgate, combate a incêndio, área técnica ou Defesa Civil.

O Senabom congrega dentro de um mesmo espaço: a FIPIE (Feira Internacional de Prevenção a Incêndio e Emergência), o Seminário Nacional de Salvamento Aquático, Simpósio de Segurança Pública e Defesa Civil, Simpósio SOSSUL e Regatécnica de viaturas, materiais e inovações; Além dos eventos esportivos que são o Bombeiro de Aço e o Campeonato Nacional de Salvamento Aquático.

Dentre os Trabalhos Científicos divulgados pelo CBMPA,  no auditório Tambor de Crioula, houve uma análise sobre a Biossegurança no CBMPA, dirigido pelo Capitão Antoniel Nascimento e Soldado Ana Karla Dias Ferreira dos Santos. O trabalho faz uma releitura das Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho do ponto de vista do Bombeiro como agente de Saúde. Houve também a apresentação do Dr. Hélio Silva Almeida, Engenheiro Sanitarista e ex-bombeiro do CBMPA, sobre elaboração de projeto de prevenção e combate a incêndio e pânico para um ginásio poliesportivo no município de Barcarena/PA. Ambos os trabalhos destacam o CBMPA como Produtor de Conhecimento Científico Bombeirístico. Mas onde o CBMPA se destacou mesmo nesta edição foi na participação esportiva, com uma representatividade expressiva não só em números, mas em resultados, deixando claro que o Bombeiro do Pará está entre os mais bem treinados e capacitados do Brasil em todas as áreas de atuação.

O Campeonato de Salvamento Aquático aconteceu na piscina da AABB e na praia de São Marcos. O CBMPA também participou da Competição Bombeiro de Aço, muito bem representado pelo Cabo Alcântara, Cabo Holanda, Cabo Cristina, Cabo Inês, Cabo Karoline, Soldado Carmina, e Soldado Marcos. O CBMPA foi a 6º melhor equipe esportiva em pontuação coletiva, mesmo com uma delegação menor do que as outras, o que impedia de competir em todas as categorias e pontuar ainda mais. Está foi a edição que o CBMPA mais se destacou no Desporto Salvamento Aquático. A próxima Edição do SENABOM é em São Paulo nos dias 20, 21 e 22 de outubro, e a equipe já está se preparando para conseguir melhores resultados em 2020.

TEXTO: Capitão Nascimento

FOTOS: Divulgação